LONDRES/KYIV, 20 de setembro (Reuters) - Um dos principais aliados do presidente russo, Vladimir Putin, disse nesta terça-feira ser a favor da realização de referendos em duas regiões do leste da Ucrânia para torná-las formalmente parte da Rússia , uma medida que aumentaria seriamente o confronto de Moscou com a Rússia. Oeste.
A declaração de Dmitry Medvedev, ex-presidente que atualmente é vice-presidente do Conselho de Segurança, marca um endurecimento da retórica russa sobre a Ucrânia e é o sinal mais forte até agora de que o Kremlin está considerando levar adiante um plano que a Ucrânia e o Ocidente disseram. seria ilegal.
Ele fez seus comentários enquanto Putin pondera seus próximos passos em um conflito de quase sete meses que desencadeou o maior confronto com o Ocidente desde a crise dos mísseis cubanos de 1962 e após uma derrota no campo de batalha no nordeste da Ucrânia.
Os líderes da autoproclamada República Popular de Luhansk (LPR) e da República Popular de Donetsk (DPR), apoiadas pela Rússia, discutiram um dia antes combinar seus esforços para realizar referendos sobre a adesão à Rússia.