Para reduzir impacto no tráfego, a manutenção ocorrerá principalmente no período noturno, entre 22h e 6h, com conclusão em até 8 meses
São Paulo, 30 de setembro de 2022 -- O Governo de São Paulo deu início nesta sexta-feira (30) às obras de modernização da Ponte Pênsil, em São Vicente. O cronograma e o projeto foram apresentados ao prefeito, na sede da administração municipal, pelo secretário de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto. O investimento previsto pelo DER (Departamento de Estradas de Rodagem), órgão ligado à Secretaria de Logística e Transportes, é de R$ 5,2 milhões, com prazo para conclusão de até 8 meses.
Para reduzir o impacto no tráfego, a manutenção da ponte vai privilegiar os períodos noturnos, entre 22h e 6h, especialmente quando for necessária a interdição. Nesses casos, a opção será a Ponte Esmeraldo Tarquínio (final da SP160, Rodovia dos Imigrantes).
“A ponte pênsil é importante pelo que representa para a população local. A mobilidade de São Vicente, Santos e Praia Grande é fundamentalmente feita pela ponte. Então o DER fez a licitação, assinou o contrato, deu ordem de serviço e a empresa contratada nos garantiu que a partir de hoje começa a movimentação para a realização dos trabalhos”, afirmou o secretário João Octaviano.
A nova reforma estrutural da Ponte Pênsil inclui a substituição total do guarda corpo; renovação das estruturas de concreto, nova pintura e tratamento contra intempéries de toda a estrutura da ponte.
Também haverá a substituição total das pranchas de madeira do tabuleiro carroçável, com elevação do passeio de pedestres, facilitando a mobilidade de veículos e passageiros e reforçando a segurança.
“O Governo de São Paulo está realizando um conjunto amplo de investimentos em manutenção, modernização e ampliação da malha viária em todo o Estado. E aqui na Baixada não é diferente, trata-se de um esforço para melhorar o transporte, com impacto direto na qualidade de vida das pessoas e na economia”, afirma o secretário de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto.
O Governo de SP investe R$ 14 bilhões em melhorias de 11,5 mil quilômetros de rodovias e estradas vicinais, totalizando 1.100 canteiros de obras em todo o Estado.