Ao todo, 10 aparelhos foram distribuídos em seis escolas da rede municipal, que beneficiarão
um total de 172 alunos da educação especial da rede municipal
Potenciar a educação especial através da tecnologia proporcionando um ensino cada vez mais inclusivo. É com esse objetivo que a Prefeitura de Guarujá realizou, na última semana, a entrega de 10 tablets que beneficiarão alunos com deficiência da rede municipal de ensino.
Destinada às salas de recursos multifuncionais de seis escolas, a iniciativa permitirá que 172 alunos com deficiência intelectual e visual passem a fazer o uso do aparelho. Para a aquisição, a Secretaria de Educação (Seduc) investiu mais de R$ 24 mil reais.
Foram contempladas as salas de recursos das seguintes unidades: Escola Municipal Hermínia Neves Vitiello (Santa Rosa); E.M. Maria Aparecida Ramos Camargo (Morrinho IV); E.M. Napoleão Rodrigues Laureano (Jardim Maravilha); E.M. Afonso Nunes (Parque Estuário), E.M. Herbert Dow (Enseada), que atenderão os estudantes com deficiência intelectual. Outra unidade é a E.M. 1º de Maio (Jardim Boa Esperança), que desenvolverá atividades juntamente aos alunos com deficiência visual e também, intelectual.
Conforme explica a gerente de Educação Especial da Seduc, Valéria Korik, os professores titulares responsáveis pelas respectivas salas de recursos serão beneficiados, assim como professores especialistas que atendem esses alunos em sala de aula.
“Esses equipamentos vão ajudar aqueles estudantes que não usam letra cursiva, além de fomentar questões como criatividade, raciocínio, vocabulário, realização de cálculos, e ainda de outros aspectos como fala, atenção e concentração”, explica.
Os tablets serão usados nos atendimentos dos alunos nas salas de recursos. Em caso necessário, o professor especialista da educação especial fará a sua utilização com o estudante em sala de aula, conforme a necessidade do aluno com deficiência.
Guarujá conta hoje com 34 salas de recursos multifuncionais na rede municipal de ensino, que prestam atendimento especializado para um total de 784 alunos com deficiência intelectual, visual e auditiva atendidos hoje nas salas de recursos.
Técnicos da Seduc também receberam aparelhos
Outros 19 tablets também foram entregues aos técnicos da Secretaria de Educação, na semana passada. Receberam os aparelhos, profissionais das equipes de supervisão, coordenadores de área e de seguimento. Na compra, a Administração Municipal aplicou mais de 46 mil reais. Além de otimizar o tempo nas demandas, os equipamentos irão ajudar os educadores na organização técnico pedagógica, pesquisas, elaboração de formação continuada e nas visitas junto às unidades.