No dia em que viu um dos principais aliados de seu governo, o senador Fernando Collor (PTC-AL), se tornar seu mais forte adversário, o governador de Alagoas Renan Filho (MDB) oficializou neste domingo (5) sua candidatura à reeleição, confirmando seu vice Luciano Barbosa na nova chapa. Na convenção, o governador exaltou a importância da reeleição de seu pai, senador Renan Calheiros (MDB-AL), e do deputado federal e ex-ministro dos Transportes, Maurício Quintella (PR), para o Senado.
Sem disfarçar o nervosismo após ser incapaz de prever ou impedir a articulação de seu ex-aliado, Renan Filho dedicou parte de sua fala para usar o tom agressivo e acusar Collor de traí-lo hoje, e em 1990, quando ele era criança e viu seu pai e senador Renan ser derrotado na disputa pelo governo de Alagoas. Disse que Collor pagou dois anos depois, ao “sair escorraçado” da Presidência da República.
O candidato à reeleição ao Governo de Alagoas afirmou ainda que Collor não tem projeto para Alagoas, mas um projeto pessoal. E atacou sugerindo que seu novo adversário transformaria dinheiro público em carrões, em patrimônio privado e em tudo de mais nefasto, mais maléfico e que mais envergonha o povo brasileiro. “Do alto da minha humildade, quando ele gritar, vou dizer: ‘Não me assusta, tô no rumo certo, tô do lado do povo vendo Alagoas mudar!’, disse Renan Filho ao aliado da semana passada, que foi reeleito para o Senado em 2014 com seu apoio e de seu pai.
Segundo o candidato, sua campanha será focada nas ações de seu governo ao longo dos últimos quatro anos, com o equilíbrio fiscal e a diminuição dos índices de violência e a alegada melhorias na saúde, com construção de novos hospitais que ainda não foram entregues.
“Quero pedir a nova chance para continuarmos a promover a mudança que Alagoas está implementando nos últimos anos. Não peça apenas um voto, mas apenas uma chance para Alagoas olhar para frente. A mudança lá é para trás, para o passado. Só para elevar a autoestima, de vaidade decidida ontem. Mudança falsa, para trás”, afirmou Renan Filho, aplaudido por Renan Calheiros.
Sobre a disputa ao cargo, contra Collor, Josan Leite (PSL) e Basile Christopoulos (PSOL), Renan Filho disse que a possibilidade de vencer por “W.O.” (sem adversários) o entristecia.
A coligação de Renan Filho, denominada Avança mais Alagoas, é composta pelo MDB e os partidos PTB, PDT, PT, AVANTE, PSD, PODEMOS, PR, PC do B, PRTB, SOLIDARIEDADE, PPS e PMN.