O Teatro Coliseu (Rua Amador Bueno, 237, Centro Histórico) será cenário para a gravação do DVD da turnê acústica do grupo 14 Bis. O show, que integra a série que comemora os 39 anos da banda mineira, ocorre na próxima sexta-feira (10), às 21h30.
A apresentação traz canções que são parte da memória afetiva de muitas pessoas como Linda juventude, Todo azul do mar e Espanhola. O grupo também interpreta canções de Renato Russo, Sá & Guarabyra, O Terço e The Beatles.
Os ingressos custam de R$ 40,00 a R$ 100,00. As vendas ocorrem no site Ingresso Digital -https://goo.gl/pMNN92.
Sobre o 14 Bis
O 14 Bis surgiu em 1979, em São Paulo, após o fim da banda O Terço, que o mineiro Flávio Venturini e o carioca Sérgio Magrão integravam. Flávio decidiu montar uma banda em Belo Horizonte com o irmão, Cláudio Venturini, Hely Rodrigues e Vermelho.
A ideia dos músicos consistia em fazer um som mais próximo da MPB. O grupo ganhou apoio de Milton Nascimento, que se tornou seu padrinho musical e que também assinou a produção do primeiro álbum.
Autointitulado, o disco, que saiu em 1979, ganhou uma versão em português de Unencounter, composta por Milton e Fernando Brant, que se transformou no hit Canção da América.
No ano seguinte, foi lançado o disco 14 Bis II, que tem canções como Planeta Sonho, Nova Manhã, Caçador de Mim e Bola de Meia, Bola de Gude. Já em 1981, o grupo produziu o álbum Espelho das Águas, disco com mais uma inédita de Milton e Brant, Nos Bailes da Vida.
Além Paraíso chegou ao mercado em 1982. Gravado depois de uma viagem aos EUA, na qual a banda adquiriu o melhor equipamento de gravação da época, o LP trouxe as obras Linda Juventude e Uma Velha Canção Rock ‘n’ Roll.
Lançado em 1983, A Idade da Luz, quinto disco em menos de cinco anos, trouxe mais um dos grandes hits da banda, a música Todo Azul do Mar. Após uma pausa de dois anos sem lançamento, veio o sexto disco, onde o 14 Bis flertou com a new age, vertente musical britânica.
O disco Sete é também o último de canções inéditas, composto e gravado com a formação original da banda, e marca a saída de Flávio Venturini do 14 Bis.
A parceria com Renato Russo em Mais uma Vez é um sucesso desse trabalho. Naquele mesmo ano de 1987, foi gravado o primeiro disco ao vivo do grupo, o 14 Bis Ao Vivo, ainda com a formação original.
Na década de 1990, o 14 Bis lança Quatro Por Quatro, disco raro no mercado, o primeiro da banda a sair no formato de CD, que apresenta músicas como Romance, O Fogo do teu Olhar e Dona de Mim.
O décimo disco é também o primeiro gravado fora do Brasil, Siga o Sol, de 1996, o qual foi quase todo gravado e mixado em Nova York. Já em 1999, a banda grava o Bis, apresentando sucessos no formato acústico e também as inéditas Tudo Céu e Sonhando o Futuro.
Em 2000, a banda grava com o grupo Boca Livre um trabalho ao vivo, Boca Livre e 14 Bis Ao Vivo, com clássicos das duas bandas. Em 2004, lança mais um disco de inéditas intitulado Outros Planos. Nele, a banda mostra novas parcerias e músicas como Outono, Canções de Guerra e Constelações, entre outras.
No final de 2006, a banda grava o CD e DVD 14 Bis ao vivo, primeiro DVD da banda, lançado em 2007, contendo seus grandes sucessos e trazendo a participação de Flávio Venturini, Beto Guedes, Rogério Flausino e Marcus Viana. Em 2016, faz o registro ao vivo O Encontro Marcado de Flávio Venturini, Sá & Guarabyra e 14 Bis, excursionando pelo Brasil ao lado dos músicos.