O concreto e o asfalto da escadaria do Monte Serrat serão refeitos e a iluminação em toda a extensão será substituída por tecnologia em LED. A concorrência para a obra está concluída e os serviços serão iniciados neste semestre, com prazo de execução de nove meses, ao custo de R$ 1,4 milhão, incluindo material, mão de obra e equipamentos.

O projeto prevê, ainda, a construção de uma escada hidráulica para solucionar problemas de drenagem de águas pluviais, ao longo da Escadaria Monsenhor Moreira, começando no alto do morro, nicho III, e descendo até a base do monte. O mecanismo servirá para diminuir a velocidade da descida da água de chuva durante o escoamento, evitando erosões.

A Spalla Engenharia foi confirmada como vencedora da licitação dos trabalhos na escadaria de 402 degraus, principal acesso ao morro. Seguem-se o empenho e a assinatura do contrato para depois ser emitida a ordem de serviço.

 

 

Morro receberá também obras de contenção

 

Paralelamente, foi concluída uma tomada de preços para elaboração de projeto de análise do comportamento do solo e das rochas. O estudo servirá para definir as ações necessárias para estabilizar a encosta na qual a escadaria está inserida, e que vem sofrendo, ao longo dos anos, pequenas e custosas intervenções para conter escorregamentos.

A ganhadora do processo licitatório foi a empresa Setee Serviços Técnicos Especializados, que deverá entregar o estudo em até seis meses. O preço do projeto de contenção da encosta é R$ 250 mil.

Deixe seu Comentário