Evento terá a presença da ex-jogadora de vôlei Fofão e tem início às  14 horas

 

A partir desta terça-feira (7), cerca de 1.250 alunos da rede municipal representando 26 unidades do Ensino Fundamental I e II estarão envolvidos na 1ª Olimpíada Estudantil de Guarujá. O festival esportivo é uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Sedel). A cerimônia de abertura vai rolar no Centro Esportivo Duque de Caxias (Praça Horácio Lafer, s/nº - Jardim Tejereba), a partir das 14 horas.

 

A 1ª Olimpíada Estudantil terá a participação especial da campeã olímpica e mundial de vôlei, Hélia Rogério, popularmente conhecida como “Fofão”. Na oportunidade, a ex-atleta irá comentar sobre a sua trajetória esportiva, além de abordar a importância da integração entre a escola e o esporte, deixando uma mensagem de incentivo aos alunos guarujaenses.

 

Haverá ainda o desfile das unidades escolares e hinos cantados pelo coral das escolas Ivonete da Silva Câmara (Jardim Conceicãozinha), Benedito Cláudio (Jardim Santa Maria) e Lúcia Flora (Jardim Progresso). Os espectadores também assistirão a um show de habilidades e enterradas de basquete, apresentação de dança e show de embaixadinhas. Na ocasião, a Sedel ainda apresentará o mascote da Olimpíada: o dragão Mobrýdesenvolvido pela aluna Yuli Rodrigues Ikehara, do 9º ano da EM Lucimara de Jesus (Santa Rosa).

 

A cerimônia contará ainda com o primeiro jogo da Olimpíada Estudantil, que será na modalidade futsal masculino, pela categoria sub15, em uma partida entre as escolas Dirce Valério (Jardim Tejereba) e Francisco Figueiredo (Santa Clara). Subdividindo os estudantes conforme a sua respectiva faixa etária, a Olimpíada acontece em duas etapas. A primeira é direcionada aos 850 alunos do Ensino Fundamental II, que corresponde às turmas do 6ª ao 9º ano – compostas por jovens de 11 a 15 anos de idade.

 

Estes disputam os jogos de basquetebol, voleibol, futsal, handebol, futebol, xadrez e tênis de mesa. Além disso, também podem participar da Modalidade Demonstrativa – onde os estudantes podem realizar apresentações esportivas e culturais. São apresentações de dança, capoeira e afins. A primeira etapa se estende até o dia 29 de agosto.

 

Intitulada Festival Esporte-Recreativo, a segunda etapa ocorre em outubro e terá a participação dos 400 estudantes do Ensino Fundamental I.  Na oportunidade, as crianças que têm entre 8 e 10 anos de idade poderão participar de uma série de atividades recreativas, incluindo mini-atletismo, xadrez e futebol. A iniciativa será realizada no Forte dos Andradas (Rua Horácio Guedes Barreiros, S/N – Jardim Guaiúba).

 

A Olimpíada Estudantil é instituída em cumprimento da Lei Municipal nº 4159, resultante do Projeto de Lei º097/2014, que prevê a realização anual do evento esportivo - agregando a participação dos alunos 1º ao 9º ano do Ensino Municipal. O festival também obtém a ação Desafio Independente Lacre Alegria. As escolas vão arrecadar lacres de latinhas, que posteriormente serão revertidas em cadeiras de rodas, que serão doadas ao Fundo Social de Solidariedade de Guarujá (FSS).

Deixe seu Comentário