SANTOS
18/01/2023 17H31
O terceiro mutirão de combate ao Aedes aegypti, realizado neste ano em Santos, percorreu as ruas do bairro Aparecida nesta quarta-feira (18). A equipe da Seção de Controle de Vetores (Secove) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) visitou 2.994 imóveis, onde foram eliminados 94 focos de mosquito. O objetivo é eliminar o transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela urbana.
A ação, que durou cerca de seis horas, contou com 78 agentes de combate a endemias. Os profissionais passaram por residências, comércios e espaços públicos, verificando bueiros, ralos, lixeiras, pratinhos de plantas, playgrounds, materiais inservíveis e espaços que pudessem acumular água. Até um carro coberto com lona, na Praça Abílio Rodrigues Paz, foi vistoriado pelos profissionais e recebeu larvicida.
“Nós colocamos o produto em locais com larvas ou com grandes chances de se tornarem um criadouro do mosquito”, explicou a chefe técnica da Secove, Ana Paula Favoreto. Os 94 focos foram encontrados em lugares como ralos, vasos de planta, piscina, lona, barco, tampa de tonel, fonte d'água, entre outros. A ação ainda contou com auxílio da Terracom, que recolheu materiais inservíveis que continham água parada.
AÇÃO IMPORTANTE
O zelador Luiz Souza sempre recebe os agentes no condomínio onde trabalha e diz que as visitas geraram mudanças de hábito que contribuem no combate ao mosquito, como a abolição dos pratinhos das plantas que ficam na área comum do residencial, por exemplo. “A limpeza deve ser feita semanalmente com o produto que tiver em casa, escovando o pratinho, porque essa ação elimina os ovos e não nasce mosquito”, explicou a chefe técnica da Secove.
“Nós nos empenhamos para que o local se tornasse uma melhor moradia para os condôminos. Aconselho que todos abram as portas de suas casas para que os agentes da Prefeitura possam fazer esse trabalho que é muito importante para nós, verificando as irregularidades e operando para eliminá-las”, disse o zelador.
A auxiliar de enfermagem Marli Martins, de 58 anos, também acompanhou os agentes na vistoria da praça, em frente à sua casa, e ouviu as orientações dos profissionais quanto ao carro que acumulava água, a fim de repassar as informações ao proprietário do veículo.
“É uma ação importante para orientar as pessoas porque é um problema que está acontecendo e realmente tem muitos focos por aqui. As pessoas precisam evitar esse acúmulo de lixo e de outras coisas que possam juntar água para acabar com a disseminação desse mosquito”, alertou Marli.
PENDÊNCIAS
Neste sábado (21), os agentes de combate a endemias retornarão ao bairro Aparecida para uma segunda tentativa de visita em locais que se encontravam fechados ou recusaram o atendimento, com o objetivo de garantir uma varredura completa na região. Por ser final de semana, há mais chances de os moradores que trabalham em dias úteis estarem em casa para receber a equipe.
Vale destacar que os profissionais trabalham uniformizados com colete verde e têm crachá de identificação. Eles vistoriam as áreas comuns das casas e, nos edifícios, as áreas comuns, garagens, apartamentos do primeiro andar e coberturas.
BALANÇO
Nos três mutirões de combate ao Aedes aegypti deste ano, realizados nos bairros José Menino, Pompeia, Boqueirão e Aparecida, foram eliminados 325 focos com larvas de mosquito.