MONTEREY PARK, Califórnia, 23 Jan (Reuters) - O suposto atirador de 72 anos no tiroteio em massa na noite de sábado em um estúdio de dança na área de Los Angeles costumava frequentar o local, dando aulas informais e até conhecendo sua ex-esposa em o local, de acordo com amigos e relatos da mídia.
As autoridades dizem que Huu Can Tran disparou 42 tiros em uma celebração do Ano Novo Lunar no Star Ballroom Dance Studio, popular na cidade predominantemente asiático-americana de Monterey Park, a leste de Los Angeles. O número de mortos subiu para 11 na segunda-feira.
Tran foi a outra boate na cidade vizinha de Alhambra logo após o massacre, disse a polícia, mas um cliente lutou contra sua arma, possivelmente impedindo um segundo ataque. Tran morreu de um tiro autoinfligido no domingo, quando a polícia se aproximou de uma van que ele dirigia.
É extremamente raro uma pessoa com mais de 70 anos realizar um tiroteio em massa. Embora as autoridades não tenham identificado um motivo, alguns detalhes surgiram sobre o passado de Tran.
Ultimas atualizações
- Califórnia abalada por tiroteios em massa consecutivos
- Detalhes da tentativa de Trump de reverter a derrota na Geórgia podem ser divulgados
- Quatro Oath Keepers são culpados de conspiração sediciosa no ataque ao Capitólio dos EUA
- Pai-executivo da Ticketmaster culpa 'escalonamento de ingressos em escala industrial' em depoimento
- Ex-funcionário do FBI trabalhou para oligarca russo sancionado, dizem promotores
Tran teve pelo menos um desentendimento anterior com a lei. Em 1994, ele foi preso por porte ilegal de arma de fogo, disse o xerife do condado de Los Angeles, Robert Luna, a repórteres.
Uma busca após o tiroteio revelou que Tran tinha centenas de cartuchos de munição em casa, onde os investigadores acreditam que ele estava fazendo seus próprios silenciadores, disse Luna.
Adam Hood, que disse ser inquilino há anos em uma propriedade de propriedade de Tran e falar com ele com frequência, disse à Reuters que Tran estava zangado e não tinha muitos amigos, mas gostava de dança de salão, sua principal atividade social.
"Ele era um bom dançarino", disse Hood, que conheceu Tran no início dos anos 2000 e disse que eles se uniram devido à experiência compartilhada como imigrantes chineses. "Mas ele desconfiava das pessoas no estúdio, zangado e desconfiado. Acho que ele já teve o suficiente."
Tran reclamou que as pessoas no estúdio estavam falando pelas costas, disse Hood.
A CNN relatou, citando um amigo não identificado, que Tran reclamou que os instrutores de dança disseram "coisas ruins sobre ele" e que Tran era "hostil" com muitas pessoas no estúdio.
Em 7 e 9 de janeiro, Tran visitou o departamento de polícia em Hemet, a pequena cidade cerca de 90 minutos a leste de Monterey Park, onde ele morava, para fazer "alegações anteriores de fraude, roubo e envenenamento envolvendo sua família" decorrentes de 10 a 20 anos. anos atrás, de acordo com um comunicado do departamento na segunda-feira.
Tran disse que voltaria com a documentação, mas nunca voltou, disse o comunicado. Um porta-voz do departamento disse que a polícia não está divulgando mais detalhes sobre suas reivindicações no momento.
Além da arma de assalto semiautomática MAC-10 de 9 mm que foi arrancada dele pelo transeunte Brandon Tsay, de 26 anos, Tran também tinha um rifle calibre .308 em casa e uma pistola Norinco 7.62x25 em sua van de carga, Luna disse.
Tran tinha uma licença ativa para caminhões e anteriormente possuía uma empresa chamada Tran's Trucking desde 2002. Ele morou em San Gabriel, perto de Monterey Park, desde o início dos anos 1990 até cerca de 2014, mostram os registros.
Tran mudou-se em 2020 para uma casa móvel em uma comunidade privada para idosos com um campo de golfe de nove buracos em Hemet.
Ele conheceu sua ex-esposa no estúdio de dança cerca de duas décadas atrás, ela disse à CNN em uma entrevista. Tran se apresentou a ela e ofereceu aulas gratuitas.
Embora Tran nunca tenha sido violento, ele ficava com raiva rapidamente, por exemplo, se ela errasse um passo enquanto dançava, disse ela à CNN. Eles se divorciaram em 2005.
Os esforços da Reuters para entrevistar a ex-esposa em uma casa listada nos registros como sua residência não tiveram sucesso na segunda-feira. Tran nunca se casou novamente e não teve namorada, segundo Hood, seu inquilino.
Quando questionado em uma coletiva de imprensa sobre relatos de que Tran pode ter agido por ciúme, o chefe de polícia de Monterey Park, Scott Wiese, disse: "Estamos ouvindo essas coisas também, mas não confirmamos nenhuma dessas informações".
Um banco de dados de 185 tiroteios em massa entre 1966 e 2022 mantido pelo The Violence Project, uma organização sem fins lucrativos, inclui apenas um realizado por alguém de 70 anos ou mais: um mineiro aposentado que matou cinco pessoas em uma loja em Allen, Kentucky, em 1981.