Anúncio foi feito pela Secretaria de Educação (Seduc) nesta quinta-feira (9), durante a cerimônia
de abertura do ano letivo, que aconteceu no Teatro Municipal Procópio Ferreira
Modernizar a educação está entre uma das principais metas da Prefeitura de Guarujá para este ano letivo. Confirmando isso, nesta quinta-feira (9), a Secretaria de Educação (Seduc) realizou a entrega de um segundo lote de tablets, aos coordenadores de educação infantil e a equipe de apoio multidisciplinar da Secretaria. Ao todo foram 16 equipamentos.
Além disso, a expectativa da pasta é que os professores da rede municipal também passem a fazer uso da ferramenta, com início da entrega dos aparelhos ainda este ano. A Seduc também viabiliza a compra de outros itens como notebooks e chrome books.
O secretário de Educação de Guarujá, Márcio Reis, saudou os presentes e destacou que tem realizado todos os esforços na modernização da rede municipal de ensino. “A pandemia antecipou algo que ocorreria só daqui a alguns anos e nós estamos fazendo a nossa parte. Desejo que tenhamos um ano letivo bastante produtivo”.
O anúncio aconteceu no último dia 9, no Teatro Municipal Procópio Ferreira (Jardim Tejereba), que recebeu a cerimônia de abertura oficial do ano letivo 2023. A Banda Musical da Escola Municipal Gladston Jafet (Vila Lígia), criada há 10 anos, abrilhantou o evento, que teve ainda a exibição de vídeos. Para a volta às aulas na rede municipal, que será na próxima segunda-feira (13), são esperados quase 35 mil estudantes.
O encontro desta quinta (9) reuniu diretores, vice-diretores, orientadores educacionais e pedagógicos, além da equipe multidisciplinar, coordenadores de educação infantil e a equipe de apoio multidisciplinar formada por psicólogos, psicopedagogos, assistente social, fonoaudiólogo. Na ocasião, a Secretaria de Educação entregou 16 tablets beneficiando coordenadores de educação infantil e a equipe multidisciplinar.
Parabenizando toda a equipe pelo trabalho desenvolvido, o secretário adjunto de Gestão de Ensino, Jhonny Moura, falou que a modernização do ensino na rede municipal já é fato. “Logo, logo os professores começarão a ser contemplados. Queremos uma educação tecnológica e sem papel, e futuramente, um diário online. Que 2023 seja de muita paz e que comecemos com pé direito e bom ano letivo”.
Plano de Metas
Na oportunidade, além do trabalho realizado nos últimos anos, a Seduc também apresentou um plano de metas para este ano. Dentre as ações estão: promoção de um ensino de qualidade; proporcionar uma educação mais inclusiva; foco na aprendizagem (tendo o estudante como o centro das ações); desenvolver uma gestão baseada em dados e evidências, por meio de um monitoramento contínuo; oportunizar a participação dos alunos em atividades; aperfeiçoamento permanente e constante dos educadores; promover melhor estrutura com a aquisição de materiais e suportes; além do desenvolvimento de orientações técnicas, formações continuadas, participações em programas e projetos, projetos de leitura, recuperação das aprendizagens, participação do corpo técnico da Seduc nas escolas, direcionamento de práticas, revitalização de escolas, implantação de ambientes para uma aprendizagem híbrida e moderna, e atenção pedagógica e socioemocional dos estudantes.