Veículo será integrado à linha 003, que faz o trajeto entre o Terminal Vicente de Carvalho e o Ferry Boat;

cerca de 94 toneladas de CO2 deixarão de ser emitidas ao ano, o equivalente ao plantio de 671 árvores

 

Com 26 anos de experiência como motorista, Antônio Marcos Oliveira Santos dirigiu o trajeto inaugural do primeiro ônibus elétrico de grande porte do transporte público da Baixada Santista. O equipamento foi oficialmente entregue pela Prefeitura de Guarujá e a City Transporte Intermodal nesta quinta-feira (9), em frente ao Paço Municipal Moacir dos Santos Filho. Na próxima semana, o veículo será integrado à linha 003, que faz o trajeto entre o Terminal Vicente de Carvalho e o Ferry Boat.

 

“Fiz treinamento específico para conduzir ônibus elétrico em um simulador, ou seja, fui capacitado especialmente para dirigir esse veículo. A diferença para o tradicional é grande, pois ele é silencioso e mais confortável”, explica Antônio,

 

Com identidade visual exclusiva, o ônibus é 100% elétrico e tem emissão zero de carbono, além de ser completamente silencioso. Com a utilização deste novo veículo, em vez de um tradicional movido a diesel, aproximadamente 94 toneladas de CO2 deixarão de ser emitidas na atmosfera ao ano, que é o equivalente ao plantio de 671 árvores.

 

O prefeito de Guarujá, Válter Suman, pontuou a importância de cuidar do meio ambiente, desde simples e pequenas ações. "Somos filhos do universo e, quando o agredimos, ele revida. Precisamos cuidar do meio ambiente cada vez mais, para que ele responda de maneira positiva".

 

Para o consultor da Eletromobilidade da BYD - fabricante do ônibus elétrico -, Sergio Avelleda, o equipamento é um ganho para Guarujá, para a população, o planeta e a mobilidade urbana. “Ele é conduzido de maneira suave, tem manutenção simples e é mais barato de operar do que um a diesel. Todo ônibus elétrico economiza muita emissão de carbono, evitando toneladas de serem emitidas”.

 

O veículo

Com autonomia para rodar até 250 quilômetros com a carga completa, o novo ônibus elétrico tem capacidade para 78 passageiros (41 sentados e 37 em pé) e integra a frota da City Transporte Intermodal.

 

O moderno veículo, além de ser um grande passo sustentável, usa tecnologia de ponta e conta com inovadores sistemas de suspensão pneumática dianteira e traseira, o que proporciona maior conforto para os passageiros e motorista e freios a disco com ABS e sistema regenerativo, proporcionando segurança e autonomia ao veículo.

 

Com a chegada do primeiro ônibus elétrico, a City Transporte Intermodal inicia um processo de substituição de parte da sua frota por veículos elétricos ou movidos a biodiesel, que se estenderá na próxima década.

 

A cerimônia contou ainda com secretários municipais, vereadores, representantes da City Transporte Intermodal, veículos de imprensa e da população em geral.

 

Sustentabilidade

A City Transporte Intermodal assumiu o transporte público municipal de Guarujá em 2019. A empresa revolucionou o serviço ao ser pioneira em ter 100% de sua frota climatizada, com wi-fi, tomadas USB e acessibilidade para pessoas com deficiência (PCD), figurando entre os modais mais modernos da região.