Mobilização será no dia 16/02, no Hemonúcleo do HGA, e visa sensibilizar sobre o Fevereiro Laranja, de conscientização sobre a leucemia


Nesta quinta-feira, dia 16/02, estudantes e docentes da Medicina Guarujá da Unaerp estão organizando o Dia “D” de doação de sangue e cadastro de doadores de medula óssea. A coleta acontecerá a partir das 8h, no Hemonúcleo do Hospital Guilherme Álvaro (R. Oswaldo Cruz, 197, Boqueirão, em Santos), que é referência para toda a Baixada Santista.

A campanha, alusiva ao Fevereiro Laranja, faz o alerta sobre a leucemia, um tipo de câncer que afeta os glóbulos brancos. Além de contribuir com os estoques dos bancos de sangue da região neste período do Carnaval, a mobilização também irá cadastrar pessoas no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME). A ação, voltada inicialmente aos calouros mas aberta a todos os interessados, acontecerá ao longo de todo o mês de fevereiro.

A iniciativa é da Liga Acadêmica Clínica e Cirúrgica de Oncologia (LACCON), em parceria com o Hemonúcleo do Hospital HGA, Associação Atlética Acadêmica Elmara Bonini (A.A.A.E.B.) e Centro Acadêmico Evandro Bonini (CAEB) da Medicina Unaerp Guarujá, além do Interact Club Guarujá.

Quem pode doar sangue? - É necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 Kg, não estar em jejum e levar documento oficial de identidade com foto. O Hemonúcleo do HGA funciona de segunda a sábado, das 8h às 12h30, na Rua Oswaldo Cruz, 197, Boqueirão, em Santos.