Ministra se colocou à disposição do prefeito Válter Suman, na tarde desta segunda-feira (20); Administração Municipal finaliza plano de trabalho com mapeamento das ajudas necessárias

 

A ministra de Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, esteve em Guarujá nesta segunda-feira (20) e se comprometeu com a liberação de recursos ao Município para sanar os impactos causados pelas fortes chuvas. Em nome do Governo Federal, a ministra se colocou à disposição do prefeito Válter Suman para dar celeridade a liberação de aportes da União, mediante Decreto do Estado de Calamidade Pública pelo Governo Estadual e homologado pelo Governo Federal. Tebet elogiou os trabalhos preventivos realizados na Cidade.

 

A ministra esteve com o chefe do Executivo de Guarujá no alojamento montado pela Prefeitura na Escola Municipal Benedita Blac de Oliveira, no Jardim Umuarama (Perequê), e que acolhe, atualmente 125 das 222 famílias desalojadas preventivamente pela Defesa Civil na Cidade. O volume de chuvas ininterruptas atingiu cerca de 400 milímetros de chuvas ininterruptas entre sábado (18) e domingo (19).

 

A Prefeitura de Guarujá finaliza, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, um plano de trabalho com detalhado levantamento a respeito de qual auxílio será fundamental. Os documentos serão encaminhados aos Governos Federal e Estadual. Entre as prioridades, estão captação de recursos extraorçamentários para equipamentos e recomposição da infraestrutura urbana, além da construção de unidades habitacionais para os atingidos.

 

Compromisso da União

“Falo em nome do presidente Lula (Luís Inácio Lula da Silva) e é hora de salvar vidas, não deixar pessoas e famílias que estão em áreas de risco permaneçam lá e sei que não é o caso de Guarujá, que tem uma equipe de Defesa Civil muito competente e que foi pró-ativa, prevenindo situações piores diante de tamanha intensidade da água. Nunca vi tanta chuva em tão pouco tempo”, explicou.

 

Tebet anunciou ainda a liberação da utilização das contas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) pelas pessoas atingidas pelas chuvas, assim como prioridade em programas federais como o novo Minha Casa, Minha Vida. “É o momento de colocar a botina no pé para auxiliar e proteger da melhor forma possível essas famílias”, ressaltou a ministra, em sintonia com os esforços empenhados pela Prefeitura de Guarujá.

O prefeito Válter Suman reforçou o discurso de acolhimento de todas as vítimas das chuvas. “Esse momento é de solidariedade e humanização. Nossas equipes não têm medidos esforços, a todo instante, para ajudar cada uma dessas pessoas”.


Apoio estadual

A deputada estadual eleita Solange Freitas também esteve na Unidade e colocou seu futuro mandato à disposição de Guarujá, em especial para atender as demandas decorrentes das chuvas. A parlamentar será empossada na Assembleia Legislativa do Estado no próximo mês.

 

Números

Equipes de diversas secretarias da Prefeitura de Guarujá estão mobilizadas, desde a madrugada deste domingo (19), para atender e cuidar e todas as famílias afetadas pelas chuvas. O prefeito Válter Suman determinou a instalação do Gabinete de Gestão de Crise no início da manhã de domingo (20) para dar celeridade às ações de atendimento aos munícipes e reordenamento da Cidade.

 

O volume de aproximadamente 400 milímetros é superior à média prevista para todo o mês de fevereiro, que era de 234 milímetros, e o maior índice da série histórica nos últimos 70 anos. Desde a década de 50 que o Município não recebia um volume de chuvas tão forte em curto espaço de tempo.