Projeto de extensão contempla pessoas com 55 anos ou mais para aulas vespertinas três dias por semana; ainda há vagas abertas
Atividades com nova turma animada começaram nesta semana e seguem até o dia 15 de junho (Foto: Cedida)
Proporcionar a socialização e estimular a educação permanente às pessoas com 55 anos ou mais. Esses são apenas dois dos objetivos do projeto de extensão Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati) desenvolvido no campus da Unoeste em Guarujá, e que na última terça-feira (7) voltou com tudo com suas atividades. Até o dia 15 de junho, os alunos matriculados neste semestre terão aulas de psicologia, redes sociais, literatura, filosofia, teatro, entre outras atividades que incluem também aulas nos laboratórios de anatomia e microscopia, passeios e excursões. As aulas ocorrem às terças, quartas e quintas-feiras, das 14h às 15h30.
A Unati também visa melhorar a qualidade de vida dos interessados e proporcionar o envelhecimento ativo com participação e inclusão social. Para este semestre, a expectativa é de que as 40 vagas disponíveis sejam todas preenchidas. Essa primeira semana começou com 25 inscritos. Restam ainda 15 vagas disponíveis para os demais interessados. Segundo a professora Dra. Aline Cacozzi, psicóloga que propôs o projeto juntamente com o então companheiro de trabalho, o enfermeiro Dr. Marcelo Geovane Perseguino, além das atividades já mencionadas, os inscritos também terão ao longo do semestre aulas de estimulação cognitiva.
“São atividades extras, como por exemplo: a gente tem uma discussão sobre livros dentro de um projeto chamado “A Morte é Certa”. Neste semestre vamos discutir o livro de [Ivan] Tolstói, ‘A Morte de Ivan Ilitch’, sempre às quartas-feiras, as seis da tarde. Temos também o workshop de teatro voltado aos nossos estudantes de Medicina e que vai iniciar hoje [quinta-feira, dia 9]. Ele também é aberto para a Unati sem custos nenhum. E além disso passeios também. Nesses passeios são atividades que promovem a integração dos nossos inscritos na Unati com alunos de uma outra instituição de Santos. Essa integração possibilita mais relacionamentos sociais, ampliação de troca e compartilhamentos”, adiantou ela.
No ano passado, por meio de passeios assim, a turma anterior da Unati visitou as exposições de Van Gogh e Monet no Museu Paulista da Universidade de São Paulo, também conhecido como Museu do Ipiranga.
Serviço
E você? Tem 55 anos ou mais e quer participar da Universidade Aberta à Terceira Idade de Guarujá? Então corra que ainda dá tempo. O formulário de inscrição, bem como o regulamento e o edital com mais informações encontra-se disponível no site da Unoeste, neste link.