BAIXADA
29/03/2023 08H52
Secretarias municipais, fundações e empresas de economia mista ligadas à Prefeitura começarão a utilizar uma plataforma para monitorar o consumo de energia elétrica e água. A ideia é que, identificando eventuais pontos de consumo fora da curva, seja possível economizar até R$ 2 milhões por ano ao cofre municipal.
Na manhã desta terça-feira (28), representantes de cada setor da Administração receberam as primeiras informações sobre o funcionamento desse sistema que inclui o histórico de cinco anos de contas.
O uso desta plataforma, denominada My Utilities, está inserido no Comitê Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) Santos 2030 e as previsões de economia, a partir do controle do uso, foram estimadas pelo chefe de Departamento de Políticas Públicas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, Fábio Tatsubô, que cita também os ganhos ambientais com combate ao desperdício e preservação de recurso natural.
Ao apresentar o funcionamento do sistema My Utilities, Hugo Meier Hassen, da Ecosave Soluções Sustentáveis, e Wanderley Fernandes Lopes, da Seção de Gestão de Contratos de Concessionárias da Secretaria Municipal de Finanças e Gestão, explicaram que, com o acompanhamento mensal, cada setor da Prefeitura poderá já controlar melhor os dois tipos de consumo, conferindo dados com as metas propostas no plano de Participação Direta nos Resultados (PDR).
Conforme detalhou Hugo Meier, o objetivo da plataforma é evitar excessos estabelecidos com a cultura do ‘sempre gastamos assim’ ou ‘sempre gastamos estes valores’. “Às vezes, uma unidade está com um vazamento de água tão antigo que nem percebe o desperdício”, afirma.
O próximo passo da implantação do My Utilities é cada secretaria, autarquia e fundação indicar quem será o responsável pelo acompanhamento sistemático da plataforma, o que deve ocorrer até maio.
AJUSTES NECESSÁRIOS
Representando o gabinete da Secretaria de Saúde de Santos, Lucimar Lucas de Lima aprovou o uso da plataforma. “Será importante para ajustar os consumos em cada unidade, mesmo considerando que a Saúde tem suas peculiaridades em cada tipo de unidade”.
Todas as unidades da Prefeitura de Santos, incluindo secretarias municipais, fundações e empresas de economia mista apresentam cerca de 1.300 contas de consumo mensal.