A programação conta com concertos, espetáculos, master classes e, entre os destaques, o show gratuito de Tiganá Santana

 

Foto: José de Holanda/Divulgação

O Conservatório de Tatuí -- instituição da Secretaria de Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura e considerada a maior escola de música e artes cênicas da América Latina -- divulga uma programação cultural intensa para o mês de abril. Atrações de teatro, música e exibições do cinema internacional integram a agenda, com destaque para o show de Tiganá Santana -- primeiro compositor brasileiro a apresentar canções em língua africana -- e vários outros artistas convidados. A maior parte da programação é gratuita e ainda inclui master classes, oficinas, além de um concerto e workshop que exaltam o mês em que é celebrado o Dia dos Povos Indígenas.
 

No próximo dia 11, o Conservatório de Tatuí recebe o cantor e compositor Filó Machado. Ele ministrará uma Master Class sobre improvisação vocal, harmonização e condução rítmica. O músico também participa dos concertos “Jazz Combo do Conservatório de Tatuí & Filó Machado”, nos dias 16 e 18 de abril, em Sorocaba (SP) e Tatuí (SP), respectivamente.
 

No dia 15 de abril, às 20h, Tiganá Santana apresenta-se no Teatro Procópio Ferreira. O artista soteropolitano foi eleito um dos dez músicos fundamentais do cenário brasileiro atual pela conceituada revista inglesa especializada em música, Songlines. Além de ser conhecido pela sua marcante trajetória na música, Tiganá se destaca como o primeiro compositor brasileiro, na história fonográfica do país, a apresentar um álbum, como compositor, com a presença de canções em línguas africanas.
 

Como parte da programação para o mês de valorização dos povos originários, o Conservatório de Tatuí traz três eventos especiais. A Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí convida a cantora indígena Djuena Tikuna e seu parceiro Diego Janatã para dois concertos especiais: dia 19, às 20h30, no Teatro Procópio Ferreira, e dia 23, às 11h, na Sala São Paulo. Djuena Tikuna foi a primeira indígena a protagonizar um espetáculo musical no Teatro Amazonas e traz a sua sonoridade para esta apresentação. Ainda em alusão à data, no dia 18, os convidados ministrarão o workshop “Músicas Tikuna e instrumentos indígenas”, às 9h, no Salão Villa-Lobos. Para os dois concertos, a Orquestra também convida os solistas Anton Carballo e Amanda Martins, sob a coordenação e regência do Maestro Emmanuele Baldini. 
 

No dia 16, às 19h, a Orquestra Sinfônica apresenta-se junto ao Grupo de Música Raiz do Conservatório de Tatuí, em parceria com a empresa Cipatex, no Teatro Municipal de Cerquilho (SP). Já em comemoração ao Dia Nacional do Choro, no dia 23, o Teatro Procópio Ferreira será palco do concerto realizado pelo Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí. Além disso, a instituição promoverá a sua Roda de Choro no dia 25, às 17h, no Centro Cultural de Tatuí. 


Cine Bibi

O Conservatório de Tatuí segue com a programação do ‘Cine Bibi’, projeto de exibição de filmes clássicos no Teatro Procópio Ferreira, que faz uma homenagem à atriz Bibi Ferreira (filha de Procópio Ferreira), às terças-feiras ou aos finais de semana, com entrada gratuita. Para abril, o tema central é ‘Tabu’ e as próximas obras são ‘Repulsa ao sexo’ (dia 11, 19h30), ‘Ovos de ouro’ (dia 22, 17h) e ‘Pepi, Luci, Bom y otras chicas del montón’ (dia 25, 19h30). Devido ao tema, os filmes possuem classificação indicativa de 14 ou 16 anos.


Ocupação Artística

Além da programação de shows promovidos pela instituição, o Conservatório de Tatuí também mantém, desde 2022, o projeto ‘Ocupação Artística’, que cede seus espaços culturais para apresentações de projetos desenvolvidos por coletivos, grupos e artistas locais.

No dia 30 de abril, Ana Cristina Machado e Tchello Gasparini apresentam ‘Trem das Onze’ em duas sessões, às 16h e às 19h. Trata-se de um espetáculo de teatro musical em homenagem ao centenário compositor paulistano Adoniran Barbosa e ao tatuíano, Nicola Caporrino. Na peça, o palhaço barão conta suas memórias da cidade de São Paulo em releituras das canções de Adoniran, enquanto a bailarina e coreógrafa Ana Cristina interpreta diversas personagens icônicas destas músicas, como Inês, Iracema, Nicola, entre outros.

Complementam a programação teatral em abril as atrações do grupo de teatro brasileiro Sobrevento. Considerado internacionalmente como um dos maiores expoentes brasileiros no Teatro de Animação, o grupo apresenta o espetáculo “Escombros”, nos dias 28 e 29 de abril, às 20h, e a oficina “Introdução ao Teatro de Objetos” nos mesmos dias, às 14h.

Confira a programação completa na Agenda Cultural do Conservatório de Tatuí pelo site da instituição A programação está sujeita a alterações.

 

SERVIÇO
Agenda Cultural do Conservatório de Tatuí
Mais informações: (15) 3205-8444 ou pelo site

 

***

Agradecemos aos patrocinadores do Conservatório de Tatuí e da Sustenidos Organização Social de Cultura que apoiam nossas atividades por meio da Lei Federal de Incentivo e por verba direta.

 

Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí -- ou apenas Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente -- é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina. Oferece mais de 100 cursos regulares, livres e de aperfeiçoamento gratuitos nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2 mil alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.
 

Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é uma organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área de educação musical. Atualmente, é gestora do Complexo Theatro Municipal de São Paulo e do Conservatório de Tatuí, além dos projetos especiais: Musicou, MOVE, Ethno Brazil e Imagine Brazil. De 2004 a 2021, também foi gestora do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro. Eleita a Melhor ONG de Cultura em 2018, a Sustenidos conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, de prefeituras, empresas e pessoas físicas. As instituições interessadas em investir na Sustenidos podem contribuir por verba livre ou através das Leis de Incentivo à Cultura (Federal e Estadual). Pessoas físicas também podem ajudar de diferentes maneiras. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.