SANTOS
14/07/2023 09H09
Gastronomia variada, shows e um toque de saudade marcaram a abertura da Festa Inverno Criativo 2023, na noite desta quinta-feira (13), no Centro Histórico de Santos. O público que foi prestigiar o evento acompanhou desde apresentações de forró ao pagode. As atrações, espalhadas em pontos do Centro Histórico, fizeram santistas e turistas esquecerem a passagem de um ciclone pela região.
A zabumba, o triângulo e a sanfona do trio Zé do Café, com forró da melhor qualidade, abriram os festejos juninos, pouco depois das 18h. A programação completa pode conferida neste site: https://www.santos.sp.gov.br/?q=hotsite/festa-inverno-criativo .
Para o casal Giulia Reis Bispo, de 24 anos, e Nicolas Henrique Coccia, 22, essa foi a primeira festa junina juntos. Ela mora em Praia Grande e ele em São Bernardo do Campo. “Gosto de tudo que leva milho, mas também de espetinhos”, comentou. Giulia iria procurar barracas que oferecessem pipoca e paçoca. “Essa é nossa primeira festa junina. Adoro ver as quadrilhas. Espero passar outras junto com ele”.
E como a festa junina não tem idade, a estudante Clara Guimarães Vaz, 12 anos, estava esperando a realizada pela Prefeitura, depois de participar da festa da escola. Pratos preferidos? “Pipoca e cachorro quente”.
Depois de percorrer o palco e as barracas com as iguarias, o prefeito Rogério Santos comentou que a realização da festa no Centro Histórico provoca um resgate na memória de muitos santistas. “O próprio nome do evento, Festa Inverno, remete a isso. Foi realizado no Gonzaga e em outros locais e, agora, nossa ideia foi reunir as famílias, trazendo novas gerações para descobrirem o Centro Histórico”.
Rogério Santos ressaltou que a festa “é um evento cultural, turístico, mas também benemerente, que traz uma importante fonte de renda para nossas entidades”.
A ‘Festa Inverno Criativo 2023’ é uma realização do Fundo Social de Solidariedade de Santos (FSS), em parceria com as secretarias de Cultura (Secult) e de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur). O evento, que vai até o dia 5 de agosto, acontece às quintas e sextas, das 18h às 23h, e aos sábados e domingos, das 12h às 23h.
Esta iniciativa contempla o item 11 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU: Cidades e Comunidades Sustentáveis.
Conheça os outros itens do ODS https://idsc.cidadessustentaveis.org.br/profiles/santos-SP .