O encontro ‘Diálogos Sustentáveis’, realizado na manhã desta quinta-feira (10), na Universidade São Judas, reuniu os Conselhos Municipais de Santos para a reflexão sobre o trabalho integrado entre o Poder Executivo e a sociedade no desenvolvimento sustentável da Cidade. 
O intuito do encontro foi elucidar os conselhos sobre as metas em andamento no plano de ação de enfrentamento dos indicadores do IDSC-BR, do Instituto Cidades Sustentáveis. A plataforma mede a evolução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), previstos no pacto global ‘Agenda 2030’, estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), em busca de atingir um mundo melhor.
“É preciso conscientizar os conselhos, para divulgarmos os ODS e concluirmos as metas e submetas mais facilmente”, explicou Christiane Andrea, representante do Departamento de Articulação (Dearti/Semulher).
O presidente do Conselho Municipal de Políticas LGBT, Wellington Araújo, destacou a importância da cooperação entre o Poder Executivo e a sociedade civil. “A integração dos conselhos é um apoio da sociedade junto ao poder público, para assim termos mais qualidade de vida e uma Santos cada vez melhor”.
Em uma reflexão conjunta, os conselhos analisaram o cenário atual e sugeriram implementações para o próximo programa de Participação Direta nos Resultados (PDR), que descreve as metas anuais de cada secretaria, atuando como uma prestação de contas à população. 
“Com base nos ODS, os indicadores orientam quais são as principais demandas da sociedade, bem como o que pode ser melhorado por cada pasta”, disse Fábio Tatsubô, chefe de Departamento de Políticas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Depods/OTC).
“O objetivo é envolver a sociedade com o que de fato é necessário. Assim podemos elaborar metas e trazer políticas públicas para mudar a vida das pessoas através disso”, completou o chefe do Dearti e do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Felipe Rezende.

Esta iniciativa contempla o item 17 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Parcerias e Meios de Implantação.