A prestação de serviço atende pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida
A Prefeitura de Guarujá iniciou a pré-temporada 2023/2024 do Programa Praia Acessível na última sexta-feira (15). A ação acontece de quinta a domingo, das 10 às 14 horas, na Praia de Pitangueiras, em frente à Praça das Bandeiras. A iniciativa garante acesso à praia e promove a inclusão de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, por meio de cadeiras anfíbias adaptadas.
Desde a sua implantação, em 2011, milhares de pessoas já foram beneficiadas pelo programa, lançado pelo Governo do Estado e coordenado na Cidade pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Sel). A partir dessa edição, o Praia Acessível passa a contar com a parceria da Associação Esportiva, Educacional, Cultural e Social (AEECS) Formando Cidadão, que está cedendo quatro profissionais capacitados para manusear as cadeiras de acordo com a necessidade de cada usuário.
A parceria é fruto do envio de emenda parlamentar do Legislativo Municipal. Outra parceria importante foi firmada entre a Sel, o Restaurante Thaiti e a Panificadora Rei do Trigo. Ambos os comércios serão responsáveis pela alimentação dos profissionais do Programa.
Os equipamentos (cadeiras anfíbias) foram fornecidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O Município fica com a responsabilidade de montar as equipes de suporte ao programa. A Sel dispõe de duas cadeiras anfíbias, mantendo quatro como reserva.
Anfíbia
A cadeira é chamada de anfíbia por ser fabricada com pneu especial, que permite superar a dificuldade da areia e não afundar dentro da água. A altura do equipamento é compatível com a possibilidade do usuário sentir a água, numa profundidade segura. Outras informações podem ser obtidas junto à Secretaria de Esporte e Lazer pelos telefones: (13) 3386-2340 e (13) 3386-1436.