Apresentação se deu na tarde desta quarta-feira (20) na UE Vera Lúcia Machado Massis


 

Mais de 160 alunos do 1º ao 5º ano da Unidade Educacional Vera Lúcia Machado Massis (Náutica 3) assistiram na tarde desta quarta-feira (20) uma montagem teatral que uniu diversão e consciência sobre um pertinente assunto de interesse geral: o combate ao abuso sexual infantil. O espetáculo “O Encantador Mundo dos Bonecos” tem como protagonistas as personagens do premiado livro infantil “Pipo E Fifi - ensinado proteção contra a violência sexual na infância”, da escritora Caroline Arcari, com ilustraçãoes de Isabela Santos.

 

Com duração de um hora, a peça apresentou de forma lúdica e sensível conceitos básicos sobre corpo, sentimentos, convivência e trocas afetivas. “Percebemos a necessidade desse espetáculo nas escolas. A cada apresentação, notamos o quanto se trata de um assunto importante”, afirma Aguinaldo Rodrigues, que interpreta a menina Fifi e está há 19 anos no grupo Cia Truck de Teatro. O ator acrescenta que o sucesso da peça está nas personagens carismáticas, utilizando-se uma linguagem próxima das crianças. “Os bonecos trazem essa afinidade, ajudando a despertar um pensamento crítico e consciente”.

 

“É um tema que visa a quebrar de tabus e deixa mais claro a questão do respeito sobre o corpo. Alertamos que a criança tem direito a dizer ‘não’ quando, por exemplo, um adulto quer colocá-la no colo”, destaca a atriz Thais Rossi, que interpreta a professora Sofia. “Ao término, orientamos àquelas crianças que se vejam nessa situação a procurar um adulto de confiança. O Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) estima que menos de 10% dos casos de abuso viram denúncia”. 

 

De patrocínio do parceiro da Secretaria da Educação (Seduc), EcoRodovias, o espetáculo tem no elenco Aguinaldo Rodrigues (menina Fifi), Stefany Araújo (Pipo), Thais Rossi (professora Sofia) e Michelle Racaneli, com iluminação e som de João Santiago e adaptação de Henrique Sitchin. 

 

A ação é viabilizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal e visa ensinar os estudantes a diferenciar toques de amor de toques abusivos, apontando caminhos para o diálogo e proteção. O espetáculo é de autoria da Cia Truks, companhia com 33 anos de atividade e mais de 9 mil apresentações no Brasil e em 12 países.