O anúncio dos ganhadores da décima edição do Prêmio Educador Santista, na noite de terça-feira (4), no Clube de Regatas Vasco da Gama, foi marcado por muita comemoração e euforia. O prêmio é uma iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), com o propósito de identificar, valorizar e divulgar as experiências educacionais de qualidade realizadas nas escolas municipais. Foram 72 trabalhos inscritos, sendo 26 selecionados para a final.
Na categoria Educador, a professora Edna Teixeira dos Santos conquistou a primeira colocação com o projeto ‘Intercâmbio virtual: encurtando laços, ampliando conhecimentos’, realizado na escola Prefeito Esmeraldo Tarquínio (Bom Retiro). “Estou muito feliz! Foi um projeto que eu quis muito fazer e deu certo. Estudantes e escola se envolveram demais”. A oficial de administração Rosana Silva de Lima Ribeiro, venceu na modalidade Gestor com a ação ‘Hora da Matrícula’, desenvolvida na escola Claudia Helena dos Santos Oliveira Correa (também no Bom Retiro). “A minha intenção era acolher os pais dos alunos da minha escola, mas eu que me sinto acolhida neste momento”.
Já na categoria funcionário, a intérprete de Libras Karoline do Amparo Fernandes foi a que se destacou, desenvolvendo a iniciativa ‘Mãos Semeadoras’, na ‘Pedro II’. “Foram dois anos de trabalho. Feliz de ver minha profissão valorizada”.
A premiação ainda concedeu, na categoria Educador, o segundo lugar para Valéria Mariano de Lima, com o projeto Entre fatos e fotos, uma história (escola Irmã Maria Dolores); terceiro para Luisa Paula Ferreira de Mendonça, que fez na ‘José da Costa e Silva Sobrinho’ (Piratininga) a ação ‘Poema Marginal: aprender a resistir; quarto para Diego Souza dos Santos, com o projeto Curta Cabrão: a EJA em ação - nossa diversidade no Curta-Metragem - Uma proposta de multiletramentos (escola Monte Cabrão, na Área Continental).
Pela primeira vez em dez anos ocorreu empate na quinta colocação e duas professores foram premiadas: Cristina Aparecida Santos Medeiros Batista (projeto Cartas para o amanhã – unidade Vinte e Oito de Fevereiro, Saboó) e Carla Fernandes Meira (projeto Maiores espaços e menores felizes – Irmã Maria Dolores, Vila Nova). Os professores Edcarlos Rodrigues Ferreira (Sementes da Vitória – Rubens Lara, Nova Cintra) e Débora Souza da Silva (Coleta do chão, arte nas mãos – Alcides Lobo Viana, Marapé) também receberam premiação. Os dois ficaram com a mesma pontuação no sexto lugar. O cerimonial foi realizado pela jornalista Denise Pires e a festa contou com a animação da banda New Zago Show.
O prefeito Paulo Alexandre Barbosa agradeceu a todos os educadores e funcionários da Educação pelos projetos desenvolvidos, além de destacar a colaboração dos parceiros. “É um momento de celebração. Este foi um ano de muitas conquistas”. O secretário de Educação, Carlos Alberto Ferreira Mota, ressaltou que todos são vencedores. “Mais do que apenas realizar as ações, vocês mudam a vida dos nossos alunos e isto é o mais importante”.
Emocionada, a coordenadora do prêmio, Sandra Freitas, falou sobre a satisfação de atuar desde a primeira edição. “São dez anos de história e a cada prêmio os profissionais nos surpreendem com trabalhos cada vez melhores. Todos exemplos do que é feito diariamente dentro de nossas unidades”.
Premiação - Os autores dos 26 projetos finalistas receberam bolsas de estudo para cursos de inglês ou espanhol (um semestre) e um dia na Estância do Alto da Serra. Na categoria Educador, o 1º lugar ganhou uma viagem de sete noites para Portugal; 2º, cinco noites para Cancun; 3º, cinco noites para Buenos Aires; 4º, cinco noites em Fortaleza e as duas quintas colocadas ganharam três noites em Foz do Iguaçu. Todos poderão levar um acompanhante.
Já na categoria Gestor, a vencedora ganhou uma viagem de cinco noites para Maceió, com acompanhante e um aparelho projetor para sua unidade de ensino. A ganhadora da modalidade Funcionário recebeu a viagem de três noites para Foz do Iguaçu, com acompanhante. Os oito vencedores, além dos professores que empataram no sexto lugar da categoria educador, ganharam bolsas de estudos de pós-graduação.
São parceiros do Prêmio Educador Santista 2018: Copersucar, Base Multiserviços, Praticagem Santos, CNA - Ponta da Praia e Boqueirão, Exupery Viagens, Marim Resíduos, Instituto Santista de Formação Especializada, Unisanta, Instituto Cristal Santista, Unimed, ZMR Produções, Breda Transportes e Serviços, Escola LAMEC, Nita Alimentos, Colosso Comércio, Reali Júnior, Comunitas e Soldier Segurança.