Duas estudantes da rede municipal de ensino foram reconhecidas em solenidade de condecoração na Câmara Municipal

 

A Prefeitura de Guarujá, empenhada em aumentar a sensação de pertencimento da rede municipal de ensino, premiou as autoras das melhores redações do concurso ‘Prefeito e Presidente da Câmara por um dia’. Em solenidade aberta à população na Câmara Municipal, nesta terça-feira (10), as duas vencedoras foram reconhecidas junto a vereadores e membros da Secretaria Municipal de Educação (Seduc).

 

A ‘Prefeita por um dia’, Lorena Becutte, estuda na Escola Municipal Angelina Daige, na Vila Áurea, em Vicente de Carvalho. Cursando o 5º ano, em seu texto a estudante abordou temas como segurança e pavimentação. Além disso, ela destacou as belezas de Guarujá e possíveis investimentos em turismo, com um olhar voltado também aos estudantes, que podem ser estimulados a explorar o setor ainda no Ensino Fundamental.

 

Já a ‘Presidente da Câmara por um dia’, Byanca Ferrer Parada, aluna da Escola Municipal Lucimara de Jesus Vicente, no Jardim São Manoel, chamou a atenção para soluções em meio ambiente e pessoas em situação de rua. A ampliação do acesso à moradia e o investimento em educação foram políticas públicas propostas para transformar a vida da população.

 

Na solenidade de condecoração, as estudantes fizeram um juramento honrando o compromisso com Guarujá, além de ler as respectivas redações. Uma placa de prata também foi entregue a cada uma, em reconhecimento aos seus esforços. 

 

A coordenadora da Escola Municipal Angelina Daige, Ilza Domingues, pontua que o concurso é muito importante e já faz parte da grade escolar. “Trabalhamos no ambiente escolar para despertar, desde cedo, o espírito cidadão em nossos alunos. Por meio de rodas de conversa e pesquisas, os professores da Unidade ensinam sobre quais são as funções do prefeito e dos vereadores”, ressalta.

 

Mais de 30 redações

Nesta edição, entre os meses de julho e agosto, a Seduc recebeu 32 redações. As vencedoras foram definidas por uma comissão julgadora da Secretaria. A proposta é de que os jovens participem da Administração Pública, aprimorem a escrita e que conheçam sobre as funções do prefeito e vereadores.