O Elevado Aristides Bastos Machado, no Centro Histórico de Santos, está sendo restaurado e recuperado desde março. É a primeira grande obra no local, que tem 375m de extensão, desde sua inauguração, em 1976. As intervenções abrangem também o seu entorno e 72% dos serviços já foram concluídos.
Mesmo com prazo contratual de 18 meses, ou seja, setembro de 2024, para a execução do projeto, a obra está adiantada e em ritmo acelerado. A previsão é de que o trânsito seja liberado por cima do viaduto na segunda quinzena de dezembro. Importante rota de ligação da Cidade, recebe diariamente cerca de 50 mil veículos.

OBRAS DO ELEVADO
Já foram concluídos o tratamento e o fechamento das fissuras existentes na estrutura, assim como a troca dos aparelhos de apoio, e encontram-se na etapa final os reparos e a proteção da estrutura, com lixamento, pintura e envernizamento.
O serviço de reforço dos pilares e de construção de novos passeios também alcançou 58% e 50%, respectivamente, e metade do pavimento do viaduto já foi removido. Também chegou a 42% a recuperação das calçadas nas ruas do entorno do elevado.
O projeto de recuperação do elevado envolve a remoção de 395,29m² de pavimento asfáltico, 634m² de calçadas, 201m de guias, 182m de sarjetas e 28,50m² de grama.
Serão instalados 178m de guias retas e outros 4m de guias curvas, 182m de sarjetas de concreto moldadas no local e 242m² de calçadas em concreto desempenado. Está prevista a instalação de 5,50m² de mosaico português na cor vermelha e a execução de 395,20m² de pavimentação asfáltica.
Os serviços se completam com a instalação de 18 novos postes e de 628 lâmpadas especiais para a iluminação cênica.

ÁREA ESPORTIVA
O Elevado Aristides Bastos Machado começou a ganhar um skatepark e uma quadra de basquete, aproveitando a área livre sob a estrutura, dividida por pilastras em três segmentos. 
Os trabalhos de construção da área esportiva começaram no último dia 16, com o início da estruturação das rampas para a evolução e manobras dos skatistas. Esse é o primeiro dos dois espaços destinados à prática desse esporte, que se completará com a área de street, ambos totalizando 311m². Os dois trechos contarão com alambrados com 2,90m de altura.
O primeiro trecho do skatepark contará com uma pequena arquibancada de 6,1m² com dois degraus, uma ‘mini ramp’ e um minipalco, enquanto o segundo espaço vai dispor de um ‘quarter’ (meia ‘mini ramp’), uma pirâmide com corrimão destinada a manobras e um corner bowl.
O terceiro e último segmento sob o elevado será destinado ao basquete, ocupando 168m², protegido por alambrados de 4,60m de altura. O espaço terá duas estruturas de basquete com tela e cesto tamanho juvenil.
“Todas as demolições necessárias para a construção da área esportiva já foram concluídas”, afirmou Almir Rodrigues Frade, da Seserp (Secretaria de Serviços Públicos), adiantando que o espaço contará com iluminação especial com projetores em LED, paisagismo, 1,50m³ de bancos de concreto e novos passeios. A área alambrada contará com portas metálicas, um armário guarda-volumes de aço com oito portas, e lixeira.

INVESTIMENTO - Os serviços estão a cargo da Terracom Construções, vencedora da concorrência pública, e representam um investimento de R$ 37.783.284,44, sendo R$ 19.642.831,10 provenientes da Secretaria de Governo e Relações Institucionais, do Estado, e o restante do orçamento municipal. 

Esta iniciativa contempla os itens 9, 10 e 11 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU: Indústria, Inovação e Infraestrutura; Redução das Desigualdades; Cidades e Comunidades Sustentáveis.