Caracterizada por dor na região da coluna lombar, a lombalgia pode ter diversas causas, sendo as mais comuns os espasmos e as lesões musculares associadas à má postura e ao sedentarismo. O sintoma também pode ser sinal de desgaste, hérnia de disco, trauma, doenças reumatológicas ou outras doenças crônicas e até tumores.
"Uma das principais ferramentas para o diagnóstico da causa é o exame físico. Os exames de imagem não são recomendados para todos os casos. Quando há indicação, os mais utilizados são radiografia, tomografia e ressonância", explica o ortopedista do Hcor, Dr. Eduardo Puertas.
O tratamento varia de acordo com a causa do problema. "De uma forma geral, inclui uso de medicação analgésica, fisioterapia, acupuntura, pilates e hidroterapia. Pacientes crônicos ou que não respondem a essas medidas iniciais podem ser submetidos a infiltrações anestésicas da coluna lombar ou até a procedimentos cirúrgicos mais invasivos", completa.
Dependendo do problema diagnosticado e, consequentemente, do tratamento realizado, o tempo de recuperação pode se estender. "A lombalgia pode ser uma doença muito debilitante e é uma das principais causas de afastamento do trabalho e das atividades de vida diária. Para o primeiro quadro agudo de casos simples, existe a possibilidade de retorno às atividades em 3 ou 4 dias. Em situações mais graves, a recuperação pode levar entre 4 e 6 semanas", alerta.
Sobre o Hcor
O Hcor atua em mais de 50 especialidades médicas, entre elas Cardiologia, Oncologia Clínica, Mastologia, Neurologia e Ortopedia, além de oferecer um centro próprio de Medicina Diagnóstica. Possui Acreditação pela Joint Commission International (JCI) e diversas certificações nacionais e internacionais. Desde 2008, é parceiro do Ministério da Saúde no Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS).
Instituição filantrópica, o Hcor iniciou suas atividades em 1976, tendo como mantenedora a centenária Associação Beneficente Síria. Além do escopo assistencial, o hospital conta com um Instituto de Pesquisa, reconhecido internacionalmente, que coordena estudos clínicos multicêntricos com publicações nos mais conceituados periódicos científicos. Também está à frente de um Instituto de Ensino, que capacita e atualiza milhares de profissionais anualmente e é certificado pela American Heart Association.