Estudantes conferiram a excelência acadêmica e as práticas inovadoras dos novos cursos presenciais de Enfermagem, Biomedicina e Fisioterapia, que já têm turmas abertas no campus do litoral.
A Unoeste, instituição de ensino superior Conceito Máximo (Nota 5) no MEC, recebeu, na quinta-feira (1º), no campus de Guarujá, estudantes do ensino médio e jovens que demonstraram interesse em estudar na universidade para apresentar as novidades e práticas dos cursos de graduação em Enfermagem, Biomedicina e Fisioterapia, dentro da ação Meu Futuro na Unoeste.
Cerca de 30 participantes tiveram a oportunidade de vivenciar de perto a excelência acadêmica da instituição, recebendo orientações diretas de professores especializados em cada uma das áreas oferecidas. O evento proporcionou uma imersão prática por meio de oficinas que mostraram o dinamismo e a inovação presentes nos futuros cursos presenciais em Guarujá.
Para o coordenador do Comercial e Relacionamento da Unoeste, César Rafael esse é o momento para que os interessados em ingressar no ensino superior tenham conhecimento sobre a área escolhida. “A Unoeste tem um papel que vai além de promover o ensino de excelência. A instituição, de maneira geral, tem a premissa de oportunizar o conhecimento e, nesse processo, ela oportuniza momentos de troca de experiências. Portanto, o ‘Meu futuro na Unoeste’, como estamos chamando esse dia, é a chance de oferecer aos participantes uma experiência que possibilite aproximá-los do curso desejado, da área que eles pensam em se graduarem e atuarem. Para nós, essa tomada de decisão precisa ser consciente, pois os qualificará para iniciar no ensino superior de acordo com seus desejos e aptidões”.
César ainda destaca que esse é um dos momentos de imersão realizados pela universidade. “Esse momento é semelhante ao que fazemos na Feira de Profissões, onde os visitantes participam de oficinas do curso pelo qual demonstram interesse. Junto aos professores daquela área eles participaram de um bate-papo, colocaram a mão na massa e realizaram alguma atividade prática no ambiente que diz respeito a área. Neste dia, foram realizadas diversas oficinas em todas as áreas do conhecimento que a Unoeste oferta cursos de graduação nas modalidades presencial e a distância”.
As oficinas mostraram técnicas e práticas específicas de cada curso, permitindo aos presentes uma visão do que podem esperar ao escolherem a Unoeste como sua instituição de ensino. A oficina de Biomedicina apresentou a “Rotina do Biomédico no laboratório”. Em Enfermagem, o tema foi “Ressuscitação cardiopulmonar (RCP) e punção venosa”. Já Fisioterapia abordou “Aspiração endotraqueal: a rotina do Fisioterapeuta no hospital”.
Já matriculada no curso de Enfermagem da Unoeste, Natália Santos de Andrade se formou no ensino técnico primeiro antes de optar pela graduação superior. Ela conheceu as instalações da universidade em uma visita com sua escola anterior e decidiu vir novamente, desta vez, para conferir mais sobre a área em que irá estudar. “Decidi estudar Enfermagem porque parecia uma área bem abrangente, que eu poderia me identificar. Eu gosto de saber sobre sangue e órgãos do corpo humano. Escolhi a Unoeste porque aqui parece ter o melhor equipamento para o meu conhecimento. Eu vejo que a universidade é nova e bonita e tem muito a oferecer”.
As oficinas abordaram técnicas e práticas específicas de cada curso, permitindo aos presentes uma visão mais clara e palpável do que podem esperar ao escolherem a Unoeste como sua instituição de ensino.
Para o jovem Ryan Enrique Ferreira, de 18 anos, que se inscreveu para a oficina de Biomedicina, o evento fez com que ele se interessasse ainda mais pela área. “Eu não conhecia muito da área, mas fui pesquisar e vi as possibilidades de coisas que eu poderia fazer e acabei gostando bastante de infectologia e microbiologia. A oficina me deu mais certeza ainda [de cursar Biomedicina]. Fiquei muito intrigado em querer aprender mais sobre cada área. Desde que percebi que a Unoeste trouxe o curso, eu já vim me planejando para estudar pro Enem e, futuramente, estudar aqui”.
Luan de Araújo Martins, de 22 anos, acompanhou os amigos participando das três oficinas e garantiu que antes de pensar em ser enfermeiro queria ser guarda-vidas. “Eu queria salvar as pessoas no mar, porque eu gostava de surfar. Mas eu nunca passei no concurso. Então, eu decidi fazer Enfermagem para aprimorar, porque uma coisa leva a outra. Eu vim na Unoeste para buscar referência [sobre a área] e ter mais conhecimento. Achei muito interessante e já ouvi falar que ela é uma faculdade bastante tecnológica. Hoje eu tive a conclusão de que é mesmo. Os professores explicam bem e eu faria Enfermagem aqui”.
Como visitar a Unoeste
Para vivenciar um pouquinho a carreira que escolheu antes de iniciar o curso, os futuros universitários podem visitar as instalações da Unoeste. Basta entrar no site e se inscrever pelo formulário.
Formas de ingresso
Para quem já sabe qual carreira seguir e quer começar os estudos ainda neste semestre, o site apresenta as formas de ingresso na universidade: Prova On-line, Nota do Enem e, ainda Portador de Diploma e Transferência.