Nesta terça-feira (6), a partir das 12h, ocorrerá a leitura das notas das escolas dos grupos de Acesso e Especial do Carnaval Santos 2024. A apuração será realizada no Teatro Municipal Braz Cubas (Vila Mathias). Seis escolas de samba disputam o título de Grupo de Acesso, e nove agremiações do Especial. 
A disputa entre as escolas de samba, que desfilaram neste final de semana, promete ser uma das mais acirradas de todos os anos. O aumento do número de julgadores e a fórmula de descenso foram algumas das novidades.
Nesta edição, a menor das quatro notas para cada quesito será descartada. Além disso, a quantidade de avaliadores subiu de 27 para 36.  A ordem de leitura das notas para os dois grupos será definida por sorteio, horas antes da apuração, durante a reunião da Comissão do Carnaval com os presidentes das Escolas de Samba.
Os quesitos avaliados são: Bateria, Harmonia, Evolução, Enredo, Samba de Enredo, Fantasias, Alegorias e Adereços, Mestre-Sala/Porta-Bandeira e Comissão de Frente.
Ao final da leitura das notas, serão definidas as campeãs, além do acesso e descenso para o próximo ano. De acordo com regulamento, duas das nove escolas do Grupo Especial cairão para o Acesso, sendo que apenas uma será promovida. Dessa forma, em 2025, o Carnaval Santista terá oito escolas no Especial e sete no Acesso.
Vale lembrar que o acesso ao Teatro Municipal será restrito a cinco representantes por escola de samba, devidamente credenciados. A agremiação campeã do grupo especial levará o prêmio de R$ 29.280,00. Já a vice ganhará R$ 15.520,00.

INTERDIÇÃO
Inicialmente, será interditada a pista sentido praia da Avenida Pinheiro Machado, entre as avenidas Francisco Manoel e Eng. Luís La Scala Jr. (trecho em frente ao Teatro Municipal), a partir das 10h.
Posteriormente, com o esperado aumento da concentração de torcedores na área, deverá ser bloqueada também a pista contrária, entre as ruas Lucas Fortunato e Antonio Bento. Previsão: 11h.
Para os dois bloqueios, a rota alternativa é a Av. Ana Costa. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) estará com agentes operando o trânsito no local. A perspectiva é de liberação da via até 14h.

Esta iniciativa contempla o item 4 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Educação de Qualidade.