O Mutirão de Verão nos bairros de Santos para combater o Aedes aegypti voltou a acontecer nesta quarta-feira (13), dessa vez no bairro Gonzaga. Com o auxílio de 20 universitários, a equipe com 65 agentes de combate às endemias da Secretaria de Saúde realizou vistoria em 1.548 imóveis, entre residências e comércios do bairro e eliminou 53 focos do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. A segunda etapa no bairro está prevista para o dia 20 de março, com retornos aos sábados da semana de cada mutirão para eventuais pendências, podendo sofrer alterações devido ao tempo.
Durante o trabalho, os agentes visitaram imóveis e pontos comerciais, entre as avenidas Presidente Wilson e Vicente de Carvalho (orla da praia), Bernardino de Campos, Washington Luís, Rua Luiz de Farias e Praça Fernandes Pacheco. Os focos foram encontrados em carrinho de limpeza, ralo externo, balde, caixa d'água, vaso de planta, pratinho de vaso de planta e bromélia.
Mesmo encontrando focos do mosquito, a chefe técnica da Seção de Controle de Vetores (Secove), Ana Paula Favoreto, afirma que o trabalho está alcançando bons resultados. “A prevenção é o melhor remédio. Com a iniciativa, a visita porta a porta e a orientação dos agentes, o índice de infestação de focos do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, tende a diminuir. Contamos com a ajuda da população nesta batalha”, explica.
Nas abordagens, os profissionais da Secretaria de Saúde também realizam um trabalho educativo com a população sobre como prevenir as arboviroses mais comuns como dengue, chikungunya e zika, além de outras doenças e ensinam como limpar valas e vasos. Em todos os locais onde são encontrados possíveis focos é feita a eliminação e aplicação de larvicida biológico. 
A empresa Terracom atuou em parceria com a Secretaria de Saúde, disponibilizando uma equipe de 25 agentes e um caminhão para a retirada de materiais inservíveis, que têm potencial para gerar criadouros do mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela urbana.

MOVIMENTO ODS SANTOS 2030
Esta primeira etapa do mutirão contou com a presença de 20 alunos da Universidade São Judas - Unimonte, que atuaram em conjunto com os agentes de saúde, observando o trabalho realizado, conversando com a população e distribuindo panfletos com orientações de combate ao mosquito. A iniciativa faz parte do Movimento ODS Santos 2030 e tem o objetivo de conectar a Administração Municipal com outros setores da sociedade, como as instituições de ensino. 
Para o aluno do 8º semestre do curso de Enfermagem, Adriano Farias, a iniciativa que os conecta diretamente com o trabalho que a Prefeitura possibilita que eles sejam multiplicadores de informações na comunidade e dentro da família. “Muito bom poder participar dessa ação social tão importante e de saúde pública e ajudar a população sobre os cuidados que devemos tomar para evitar a proliferação desta doença”, disse.  

BALANÇO
Os mutirões de verão realizados em 2024 já eliminaram 878 focos com larvas. No ano passado, foram confirmados 655 casos de dengue e 52 de chikungunya. Este ano, há a confirmação de 541 casos de dengue e 21 de chikungunya.
Com este, a Secretaria Municipal de Saúde de Santos já realizou nove mutirões de verão, que acontecem às quartas-feiras, com retornos aos sábados para eventuais pendências. O objetivo da ação é atingir os bairros mais movimentados nesta época do ano, realizando a vistoria nos imóveis de população flutuante, já que no verão o clima quente e úmido é favorável para a procriação do mosquito e a alta circulação de pessoas acende um alerta à saúde.

Esta iniciativa contempla o item 3 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Saúde de Qualidade.