A Ilha dos Arvoredos é oficialmente o primeiro e único atrativo das Américas e do Hemisfério Sul chancelada com o selo Green Key. A bandeira que sinaliza esta conquista foi hasteada na tarde da última sexta-feira (23/02), na Ilha autossustentável localizada a 1,5 quilômetros da Praia de Pernambuco. 


O pavilhão está instalado na Torre do Farol, um dos principais cartões postais da Ilha. A Ilha foi idealizada pelo engenheiro mecânico e ambientalista Fernando Eduardo Eduardo Lee, nos anos 1960, para ser um centro de estudos científicos em prol da Educação Ambiental e da Sustentabilidade, e desde 2021, já recebeu mais de 2 mil pessoas no programa de visitações ecoturísticas colaborativas dentro do Projeto Mundo Sustentável. 


A oficialização da certificação Green Key ocorreu na manhã de sexta-feira, em cerimônia realizada no Auditório da universidade Unaerp Guarujá, na presença de autoridades e imprensa. Os representantes do comitê gestor da Ilha dos Arvoredos, Profa Dra Priscilla Bonini Ribeiro (Fundação Fernando Eduardo Lee e Unaerp Guarujá), e Bruno Tacon Cardoso (Instituto Nova Maré), receberam a placa, a bandeira e o certificado do Green Key das mãos da coordenadora nacional do programa no Brasil, Leana Bernardi, que é do Instituto Ambientes em Rede, representante da Foundation for Environmental Education (FEE), Organização Não Governamental (ONG) dinamarquesa que faz a concessão do selo.


Destaque mundial - A coordenadora nacional do Green Key, Leana Bernardi, parabenizou a todos os envolvidos no trabalho da Ilha dos Arvoredos pela certificação internacional. “É uma conquista muito grande para a Ilha, mas é mais importante ainda para o programa Green Key, porque pudemos ver todo o trabalho diferenciado que é feito aqui na Ilha, que se destaca muito no setor do turismo. Toda essa construção de um atrativo como foi feito aqui por Fernando Lee é muito impressionante, e tenho certeza que é um orgulho muito grande para o programa Green Key Global também”.


“A Ilha agora é um dos pontos de destaque mundial na área de ecoturismo sustentável. Esse selo vem coroar um trabalho de décadas, é uma conquista que dá muito orgulho para nós, brasileiros e brasileiras, e para todos da equipe que fazem este projeto acontecer. Fernando Lee pode ser considerado o papa da Sustentabilidade e nos mostrou que é possível o ser humano construir um ecossistema, não prejudicar a natureza e viver de forma plena”, ressalta a pesquisadora da Fundação Fernando Lee e diretora-geral da Unaerp Guarujá, Profa. Dra. Priscilla Bonini Ribeiro.


“Fernando Lee foi pioneiro. A gente está mostrando, pelo trabalho na Ilha na área de Sustentabilidade, que dá pra ser protagonista e cada vez mais o Brasil tomar essa frente da Sustentabilidade, e Guarujá sendo referência. E depois de 30 anos de seu falecimento, Fernando Lee ainda está ganhando prêmio por sua genialidade. Isso valida todo esse legado já existente na Ilha”, enfatiza Bruno Tacon Cardoso, presidente do instituto Nova Maré.


Green Key - Um dos principais programas de excelência em responsabilidade ambiental e operação sustentável na indústria do turismo, o Green Key já certificou mais de 4 mil estabelecimentos turísticos em 60 países, nos ramos de hospedagem, parques de campismo, centros de eventos, restaurantes e atrativos turísticos. 


Na categoria de atrativos turísticos, somente 97 possuem o Green Key, e a Ilha é o único localizado nas Américas e no Hemisfério Sul, os demais estão na Europa e na Ásia. Para obter a certificação, a Ilha dos Arvoredos passou por uma rigorosa avaliação, com 65 requisitos a serem cumpridos, atestando os esforços empreendidos em incorporar práticas ambientalmente responsáveis em suas operações, proporcionando uma experiência única e de conscientização para os visitantes. 


Para saber mais sobre as pesquisas e projetos da Ilha dos Arvoredos, acesse www.ilhadosarvoredos.com.br ou conheça mais sobre os atrativos pelo instagram @ilhadosarvoredosoficial. Para agendamentos de visitas colaborativas, consulte o portal http://tursustentavel.org.br