Unaerp Guarujá inaugura curso de extensão “Introdução à Tecnologia 3D e Manufatura Aditiva”
No último sábado (24), a Unaerp Guarujá realizou a abertura do curso “Introdução à Tecnologia 3D e Manufatura Aditiva” em Saúde, que capacita estudantes de Medicina, Fisioterapia e Enfermagem com o intuito de viabilizar a fabricação de mãos robóticas (órteses de mão) para pessoas com deficiência da cidade.
A iniciativa ocorre em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Guarujá através do Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde (COAPES). Assim, a cerimônia de abertura contou com a presença de autoridades do campus e do governo municipal, incluindo a Profa. Dra. Priscilla Bonini Ribeiro (Diretora Geral), a Profª. Dra. Nazareti Pereira Ferreira Alves (Assessora Acadêmica), Márcio Chaves Pires (Secretário de Saúde de Guarujá), Alessandra Taveiro Fernandes (Secretária Adjunta de Saúde de Guarujá) e Ana Chaves (Superintendente de Planejamento da Secretaria de Saúde de Guarujá).
Os coordenadores dos cursos de Medicina, Fisioterapia e Enfermagem, respectivamente, Prof. Dr. Geraldo Magela Nogueira Marques, Profa. Me. Ana Paula Siqueira e a Profa. Dra. Luciane do Val, também participaram do evento.
Priscilla Bonini Ribeiro, Diretora Geral da Unaerp Guarujá, compartilha sua felicidade com o sucesso do curso. "Estou muito feliz. Foram 8 meses de preparação para esse curso, considerando a montagem do laboratório e a seleção dos alunos. Espero que este seja o primeiro de muitos e que a gente possa ajudar muito a comunidade com o material que vai ser produzido".
O Secretário de Saúde de Guarujá, Márcio Chaves Pires, destaca a importância da parceria. "Assim como possibilitar aos estudantes de cursos relacionados à área da saúde ter estágios e poder contribuir de forma a atualizar tecnologicamente no sentido de buscar inovações nos tratamentos, então esta parceria envolvendo a secretaria, o poder público e as universidades, com a academia, é de fundamental importância para a gente aperfeiçoar o atendimento na área da saúde."
O aluno de Medicina Adilion Gomes expressa sua satisfação com o curso: "É muito gratificante para mim ter a oportunidade de adquirir conhecimento e contribuir para ajudar muitas crianças, que são o espelho da nossa sociedade, para garantirmos uma boa saúde para que elas possam realizar as atividades normais do dia a dia".
Com esta iniciativa, a Unaerp Guarujá reforça seu compromisso com a educação, a pesquisa e a comunidade, buscando sempre contribuir para o desenvolvimento social e tecnológico da região.