A Secretaria de Saúde, por meio do Coapes, integra o Programa
de Residência em Medicina de Família e Comunidade (PRMFC)
A Prefeitura do Guarujá forma, nesta sexta-feira (8), a segunda turma de médicos residentes que fazem parte do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade (PRMFC). O evento terá início às 19 horas, no Teatro Municipal Procópio Ferreira (Avenida Dom Pedro I, 350 – Jardim Tejereba).
A iniciativa é viabilizada por meio do Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde (Coapes), que conta hoje com a parceria das duas Instituições de Ensino de Medicina do Município do Guarujá, a Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) e a Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp). O PRMFC é uma especialização aprovada do Ministério da Saúde.
Ao todo, quatro médicos residentes se formam nesta sexta e atuarão na Rede de Atenção à Saúde da Prefeitura de Guarujá, fortalecendo a assistência a saúde aos nossos munícipes. Com o último processo seletivo, serão 11 médicos residentes para o ano de 2024.
O secretário de Saúde de Guarujá, Márcio Chaves Pires, destaca a importância da parceria Ensino-Saúde. “O Coapes é uma ferramenta de gestão criada por meio de portaria dos Ministérios de Saúde e Educação, que investe em um processo contínuo de construção coletiva da Rede SUS Escola, junto às instituições de Ensino, trabalhadores da rede municipal e controle Social, com intuito de formar o profissional de hoje e do futuro trazendo impacto significativos a saúde da população.
O Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade (PRMFC) fortalece o vínculo do médico ao município e as Unidades de Saúde da Família, bem como a qualifica a Assistência a Saúde”.