BAIXADA
14/03/2024 10H01
Data é comemorada nacionalmente nesta sexta-feira (15)
“Foi assim que a escola me ajudou: forçando-me a pensar ao contrário dos meus próprios pensamentos”. A declaração do escritor Rubem Alves (1933 - 2014), dita em uma entrevista, mostra como deve ser o espaço escolar - um lugar para fugir do ponto comum, buscar novos horizontes, refletir, autoquestionar-se e adquirir conhecimentos.
Nesta sexta-feira (15), quando se comemora o Dia da Escola, homenageia-se a instituição onde as pessoas aprendem a ler, escrever e se aprofundar nas principais áreas do conhecimento. Em São Vicente, os últimos três anos foram marcados pelo zelo às unidades educacionais, com reformas completas, além de investimentos em materiais e equipamentos.
Nesta sexta-feira (15), quando se comemora o Dia da Escola, homenageia-se a instituição onde as pessoas aprendem a ler, escrever e se aprofundar nas principais áreas do conhecimento. Em São Vicente, os últimos três anos foram marcados pelo zelo às unidades educacionais, com reformas completas, além de investimentos em materiais e equipamentos.
Principal ferramenta para proporcionar um futuro melhor, a educação tem passado por uma verdadeira transformação em São Vicente, englobando melhorias estruturais nas escolas. O pacote de novidades no setor inclui as revitalizações nos prédios de sete UEs (Duque de Caxias, Luiz Pinho, Sebastião da Silva, Pastor Joaquim Rodrigues da Silva, Constante Luciano Clemente Houlmont, Jacob Andrade Câmara e Mário Covas Júnior), que estão em fase final e serão entregues aos pais e alunos ainda neste semestre.
Os projetos contemplam reforma estrutural, regularização total da infraestrutura elétrica e hidráulica, nova cobertura e instalação de telhas termoacústicas, revestimento interno e externo, acessibilidade, climatização, revitalização das quadras e paisagismo.
Já com olhar para o futuro, recentemente o Município deu início à transformação de mais três unidades: Antônio Pacífico (Jóquei Clube), Laura Filgueiras (Esplanada dos Barreiros) e José Meirelles (Quarentenário). Todas no padrão Escola A, que integra, no plano de revitalização das unidades educacionais, tecnologia, sustentabilidade, conforto e acessibilidade.
Entregas - A Administração Municipal traçou um planejamento para reformular o cenário da educação na Primeira Cidade do Brasil. Desde então, a Prefeitura revitalizou as escolas Kelma Maria Tofetti Gonçalves e Caic Ayrton Senna, no Humaitá, e deu início às reformas das demais unidades.
Somam-se às revitalizações a entrega de uniformes completos (verão e inverno), material escolar, kits esportivos, notebooks para professores e equipamentos multimídia para disponibilizar aos docentes mais mecanismos de trabalho e, consequentemente, qualificar o ensino do aluno. Além disso, São Vicente deu início ao funcionamento das escolas em tempo integral (AMEIs), já com cinco unidades em funcionamento nas áreas Insular e Área Continental, buscando promover educação de qualidade por todos os cantos da Cidade.
Recentemente, o Município também inaugurou a Creche Ana Cristina Santos Henriques, entregando padrão de alta qualidade às crianças da Vila Margarida. A secretária de Educação, Nivea Marsili, ressalta o impacto dessas transformações na vida das crianças. "Essas entregas são para que os alunos tenham direito de sonhar e alcançar qualquer objetivo. É refeição de qualidade, uniforme completo, acolhimento e dignidade para o futuro dessas crianças. Esse é o nosso compromisso".