Em uma fase em que as “coisas estão difíceis”, ele imaginou que iam piorar na manhã desta quinta-feira (2), quando obedeceu ao sinal de parada feito pelo agente de trânsito. Afinal, acabara de ser flagrado cometendo uma infração. Ao término da abordagem, contudo, disse: “Estava precisando mesmo ouvir algo assim”. A fala foi uma resposta ao operador da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos), de quem ouviu o seguinte: “Quando o momento pessoal é complicado, o melhor a fazer é ter cuidado para que não piore”.
O agente da Equipe de Educação para o Trânsito explicou o que o motorista havia feito de errado – transitou sobre marca de canalização -, os riscos aos quais se expôs de sofrer um acidente e, ainda, envolver terceiros. Perguntou se o condutor sabia o que era o Maio Amarelo.
Também esclareceu que não se tratava de uma ação fiscalizatória, mas educativa, justamente com a finalidade de alertar os condutores sobre a importância de dirigir com atenção e respeito à sinalização para evitar acidentes, mortos e feridos. Dessa forma, não haveria autuação naquele momento.
Johnny Lustosa de Barros, o motorista, ouviu tudo atentamente, revelou que era de São Paulo, estava meio que perdido e admitiu que, nervoso pelo momento pessoal, acabou fazendo o movimento sem perceber. Já mais tranquilo, agradeceu pela orientação educativa, bem como pela atenção recebida na abordagem e seguiu seu destino.
Ele foi um dos condutores parados durante a Campanha Educablitz, que marcou a abertura da programação do Maio Amarelo em Santos. A ação inicial ocorreu em dois cruzamentos sinalizados com rotatória: o das ruas Pasteur e Paraguai (Gonzaga) e das ruas Heitor Penteado e Saturnino de Brito (Marapé).
Dezenas de motoristas foram abordados também por transitar sobre marca de canalização e por segurar celular enquanto dirigiam. Já no caso de motociclistas, a abordagem se deu por estarem com farol apagado e/ou viseira levantada.

NA CICLOVIA - Nesta sexta-feira (3), a equipe de Educação para o Trânsito estará com a campanha Educablitz na ciclovia da orla, na altura da Praça das Bandeiras. Desta vez, a ação vai orientar ciclistas e usuários de patinetes sobre as regras de circulação pelo espaço. A abordagem vai incluir, ainda, os pedestres, visando alertá-los que não podem caminhar ou correr por ciclovias.
Na próxima semana, dias 6, 7 e 10, motoristas e motociclistas voltam a ser alvo da campanha e serão instruídos sobre proibições de uso de celular ao volante, estacionamento irregular e em fila dupla. Já dia 9, ocorre nova ação em ciclovia e, no dia 8, em faixas de travessia para orientação de pedestres.
Durante as atividades, também é distribuído material informativo sobre o Maio Amarelo e feita adesivagem dos veículos com o selo da Faixa Viva.
Realizada regularmente, a Educablitz foi intensificada neste mês pelo movimento mundial pela conscientização de pedestres e condutores para redução de acidentes e mortes no trânsito. Neste ano, a proposta do Maio Amarelo é trabalhar o tema ‘Paz no trânsito começa por você’.

VOLTA 
Ainda como parte da programação, instrutores do Programa de Educação para o Trânsito voltaram, nesta quinta-feira, à UME Prefeito Esmeraldo Tarquínio (Bom Retiro) para dar palestra a alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. No total, já participaram da atividade educativa sobre trânsito 502 estudantes (1º ao 5º) da unidade.
Na segunda quinzena do Maio Amarelo, o destaque será a retomada das aulas na Minicidade do Trânsito, a ser reinaugurada na Praça Belmiro Ribeiro (Vila Mathias). O espaço educativo é voltado a alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e particulares.

Esta iniciativa contempla o item 4 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU: Educação de Qualidade.