rgão premiou Guarujá com Projeto Áreas Protegidas Locais em dezembro de 2018
Na última quarta-feira (6), a 59ª Reunião do Conselho Municipal da APA Serra do Guararu contou com a participação de consultores do ICLEI - Governos Locais pela Sustentabilidade e a União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), órgão responsável por premiar o local por meio do Projeto Áreas Protegidas Locais. Durante a ocasião, os membros do conselho realizaram uma retrospectiva sobre a importância da atuação na APA Serra do Guararu.
O conselho também dialogou sobre os próximos passos a serem tomados em prol da preservação ambiental associada ao crescimento turístico do local. Além disso, a continuidade do trabalho integrado entre a sociedade civil, os governos municipais de Guarujá e Bertioga, e o Governo do Estado de São Paulo também foi ressaltada pelo Conselho Municipal.
Segundo o consultor e biólogo Carlos Alberto de Mattos Scaramuza, a participação na reunião ocorreu com o intuito de projetar um diagnóstico do que é desenvolvido em Guarujá, desta forma tornando a Cidade um exemplo para ser seguido pelas outras unidades de preservação ambiental do país.
“Existem mais de 1 mil unidades de conservação na Mata Atlântica do Brasil. Esse é um universo pouco conhecido. No caso do Guarujá, que nos chamou a atenção pela relevância do seu conselho gestor, nós queremos avaliá-lo para entender como ele tem contribuído para atingir os objetivos da unidade enquanto ordenam o uso do território. Estamos aqui para levantar as informações e levar as lições aprendidas para outros inúmeros casos de APA’s no Brasil”, ressaltou.
Na oportunidade, o prefeito de Guarujá, Válter Suman, destacou o valor que a APA Serra do Guararu tem para o Município.”Nós temos um paraíso aqui. Então é nossa preocupação buscar mecanismos para facilitar a melhora da qualidade de vida de quem reside lá. É proteger uma área tão importante para a Ilha de Santo Amaro e para a Baixada Santista como um todo"
Já o secretário de Meio Ambiente, Sidnei Aranha, relembrou o mérito guarujaense por ter obtido a premiação no Projeto Áreas Protegidas Locais em dezembro de 2018, justamente o que resultou na visita dos consultores do ICLEI desta quarta (6). “Nos reconheceram entre as três unidades brasileiras que são modelos de governança ambiental. Isso é fruto de um esforço muito grande para manter a APA em âmbito municipal. Não foi fácil, mas esse reconhecimento é graças à união dessa equipe que comparece mensalmente às reuniões, assim auxiliando na questão ambiental da Cidade”, concluiu.
Os consultores do ICLEI seguem em Guarujá nesta quinta-feira (7). Agora, eles entrevistam os membros do conselho municipal com a finalidade de obter informações ainda mais detalhadas sobre o modelo de gestão implantado na Cidade.