Com um aumento de 16% em relação ao mesmo período do ano passado, programa concede bolsas para os cursos presenciais e EAD

“Prouni foi a oportunidade da minha vida”, diz Lívia Vasconcellos Bueno Costa bolsista e estudante de Medicina (Foto: Cedida)

 

Nesta terça-feira (23), o Governo Federal divulga a abertura de inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni). A Unoeste, neste semestre, oferta 138 bolsas estudos integral (100%) para as graduações presenciais e EAD dos campi de Presidente Prudente, Jaú e Guarujá, além dos polos de Educação a Distância de Regente Feijó e Teodoro Sampaio, o que representa um aumento de 16%, em relação ao mesmo período do ano anterior. São vagas disponibilizadas em vários cursos, sendo 97 para a modalidade presencial e 41 na EAD. O programa é destinado para quem fez o Enem nos anos de 2022 e 2023 e as inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site do Prouni até a próxima sexta-feira (26).  

Lívia Vasconcellos Bueno Costa, 22, cursa Medicina no campus de Jaú e afirma ter tido uma ótima chance de ingressar no curso que desejava. “O Prouni foi a oportunidade da minha vida. Minha família não teria condições de arcar com a mensalidade integral ou com um financiamento. Quando soube do programa, por meio de uma amiga do cursinho, tive a certeza de que deveria correr atrás dessa chance. Foram muitas horas de estudo e muito apoio da minha família e amigos, sem eles não teria conseguido e a medicina sempre foi um sonho, o contato humano e poder cuidar de pessoas me encantava constantemente”.

A jovem conta que por ter obtido uma boa nota no Enem, teve chance de escolher a instituição que estudaria. “Conheci a Unoeste por meio da filha de um amigo da minha família. A universidade era próxima da minha cidade e tive ótimas indicações sobre a estrutura, corpo docente e organização do curso. Sempre tive o objetivo de cursar uma universidade que usasse metodologia ativa, então a Unoeste de Jaú veio como a maior realização pessoal e estudantil que eu poderia ter. No processo, apliquei minha nota do Enem no site do Programa, vi todas as opções disponíveis, fiz minha escolha e corri atrás minuciosamente das documentações. Foi um processo rápido, mas intenso. Tive muito apoio da universidade para conseguir a bolsa, o que é um grande alívio para quem está há tanto tempo cheio de medo e incertezas”.

Lívia ainda deixa um recado para quem pretende se inscrever no processo para conquistar uma bolsa de estudos. “Encontre o seu método de estudo e valorize sua saúde física e mental. Fique atento aos editais e exigências do Programa, é sempre interessante analisar com calma as oportunidades e possibilidades de faculdade com antecedência. O Prouni é uma oportunidade incrível”, finaliza.

Entre as melhores

Conceito máximo pelo MEC (5), a Unoeste é a melhor universidade particular do oeste paulista, litoral e região de Jaú e se destaca por dispor de uma estrutura completa, com laboratórios e clínicas modernos e tecnológicos, muitos deles referência no Brasil.  

Prouni

Podem se inscrever candidatos que não possuam diploma de curso superior, que tenham participado das edições do Enem 2022 ou 2023 (antes do processo seletivo) e alcançado, no mínimo, 450 pontos de média nas notas das cinco provas do exame. Além disso, o estudante não pode ter tirado zero na prova de redação do Enem e nem ter participado do exame na condição de treineiro. Quer saber mais? Acesse aqui o post do Blog Unoeste e fique por dentro de como funciona o Prouni. Já para se inscrever no programa, clique aqui.

Faça Unoeste

A universidade também está com inscrições abertas para os vestibulares de cursos presenciais e EAD, com condições especiais e bolsas de estudo que podem chegar a até 50%. Clique aqui e confira as oportunidades.