Projeto prático do Curso de Administração apresentou oito ideias de novos produtos e serviços

 

 

O curso de Administração da Unaerp Guarujá realizou a 10ª Feira de Novos Negócios. Alunos do 4º ano do curso apresentaram oito propostas de novos produtos ou serviços com diferencial de mercado. Ao longo do semestre, eles tiveram que desenvolver a ideia e elaborar as fases de planejamento até o produto final, com criatividade, empreendedorismo e inovação.

 

Na feira, oito estandes apresentavam os projetos inovadores, alguns tendo a tecnologia como aliada. Um deles é o Foca TCC, aplicativo de celular para auxiliar na elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). “A ideia surgiu da dificuldade que muitos alunos enfrentam ao fazer o TCC, de escrever o trabalho na formatação correta, pesquisar conteúdos e aliar o tempo disponível para isso. E o aplicativo pretende ser um assistente virtual”, disse Felipe Oliveira dos Santos, um dos integrantes do grupo.

 

Outro projeto apresentado foi um capacete com conectividade via bluetooth. “Com ele, o usuário consegue usar os recursos do celular como ouvir música, consultar GPS e fazer chamadas garantindo a segurança do motociclista”, ressalta o estudante Lincoln Cesar Gomes dos Santos.

 

Alguns produtos traziam soluções para o dia-a-dia, como o suporte móvel para pneu de veículos leves, como explica a estudante Ana Lucia Oliveira da Silva Lima. “O suporte com rodízio foi desenvolvido para praticidade na troca de pneu. Ele vem acoplado junto com o estepe, e ajuda no transporte e facilita na troca.” Os outros projetos expostos na feira foram um aplicativo de personal trainer, luvas com sinalizador de GPS para motociclistas, guarda-volumes para usuários da praia, um desodorizador de roupas, e ainda, um contêiner para ponto comercial itinerante.

 

Os trabalhos foram avaliados por docentes da Universidade e convidados. O diretor do Centro Tecnológico de Guarujá, Luiz Paulo Neves Nunes, elogiou os modelos de negócios apresentados. “São projetos que já estão perfeitamente mensurados e os estudantes do final do curso estão sem dúvida preparados para o mercado de trabalho”.

 

Segundo a professora responsável pela atividade, Marcia Galinski, os alunos foram desafiados a trabalhar a inovação e as habilidades de empreendedorismo. “Isso é fundamental, pois o mercado exige que as empresas estejam constantemente inovando em produtos, em serviços, em processos e pessoas”, ressalta a docente.