Do G1 Santos

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da secretaria estadual de Logística e Transportes, negocia a aquisição de uma nova barca de passageiros para a travessia entre Santos e o Distrito de Vicente de Carvalho, em Guarujá, cidades do litoral paulista. Ela reforçará o sistema que opera atualmente e não há detalhes sobre o andamento do processo.

A informação foi confirmada pelo secretário estadual de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto, durante reunião da Comissão de Transportes e Comunicações da Assembleia Legislativa (Alesp), na terça-feira (18). Segundo ele, a compra da embarcação é negociada com o Governo do Rio de Janeiro.

"Estamos solicitando uma discussão com o Governo do Rio de Janeiro para ver se conseguimos chegar em um bom termo no meio desta negociação e trazer essa balsa para fazer Santos - Vicente de Carvalho", afirmou Octaviano após questionamentos feitos pelo deputado estadual Tenente Coimbra (PSL).

A embarcação negociada tem capacidade para 2 mil passageiros. Não há mais informações sobre as características da barca. Octaviano também relatou os frequentes problemas na travessia, como a situação das barcas atuais, sendo uma delas construída na década de 1950, o que causa preocupação com a segurança.

"Imagine que você está na balsa e as ondas lavando o seu carro, você não consegue desembarcar porque não foram feitas as obras das gavetas de maneira que você pudesse encaixar as balsas nos atracadores", comentou ele, que chegou a afirmar que "trabalharia com o impossível" ao lidar com o sistema.

Durante o feriado de Corpus Christi, Octaviano determinou que o diretor-presidente da Dersa, Milton Roberto Persoli, acompanhe presencialmente a operação das balsas. Em maio, ao G1, Persoli já havia admitido problemas com o sistema de travessias, como a operação no limite da capacidade, mas não havia indicado uma solução definitiva.