Comemorações ocorrem no próximo dia 30, às 10 horas, na Praia do Perequê
A festa de São Pedro se tornou tradição em Guarujá. Em 2019 será comemorada a 42° edição do evento em devoção ao padroeiro dos pescadores. A comemoração será realizada em 30 de junho, a partir das 10 horas, na Praia do Perequê. O evento tem o apoio da Secretaria de Cultura e integra as comemorações do 85° aniversário de Guarujá.
A comunidade católica e a Associação de Pescadores (ASPE) abrem a programação com a procissão terrestre, que percorre da Capela São Pedro (Rua Novo Horizonte, s/nº, Perequê) até a orla da praia, com a imagem do santo.
Logo após, é realizada a missa campal e a procissão marítima. As embarcações ornamentadas ainda participam do concurso de barcos. O público também poderá degustar comidas originárias da pesca e prestigiar apresentações musicais do cantor Cristian Lano e da banda Devanejo.
Concurso
A premiação é tradicional, e este ano ocorre às 20 horas, em frente à Escola Estadual Pastor Jaconias Leite da Silva (Estrada Bertioga, Perequê). O concurso premia os barcos mais bem decorados, com todos os participantes recebendo um certificado de honra e mérito da Associação de Pescadores. Haverá prêmios para as três melhores embarcações, sendo: 1º lugar - Chatinha com carreto; 2° lugar - Par de redes; 3º lugar - Kit de jardineira com bota.
História
Em 1977, foi inaugurada no bairro Perequê a capela de São Pedro, devido ao crescimento da comunidade pesqueira no bairro. O ‘Dia de São Pedro’ também passou a ser comemorado por devotos e pescadores, seguindo desde o surgimento a tradição da missa campal, procissão terrestre e marítima.
A festividade do santo padroeiro dos pescadores já é um evento tradicional e cultural da Cidade, reunindo centenas de fiéis da região e turistas.