Os integrantes dos três grupos de dança gerenciados pela Secretaria de Cultura de Santos (Secult) estiveram no Paço Municipal (Praça Mauá) nesta terça-feira (2), antes do embarque para as apresentações no Festival de Joinville, a partir do próximo dia 18.

Boa parte dos quase cem membros do Balé da Cidade de Santos, da Companhia de Dança de Rua Marcelo Cirino e do Núcleo de Dança da Terceira Idade Secult participaram do encontro, no qual foram recebidos pelo prefeito Paulo Alexandre Barbosa e pelo secretário de Cultura, Rafael Leal. O clima era de muita descontração e expectativa.

“Todo santista é apaixonado por Santos. Por isso, acredito que a Cidade sente muito orgulho pelo trabalho desenvolvidode cada um de vocês. Todos nós nos sentimos representados por vocês”, incentivou o prefeito  

A diretora do Balé da Cidade de Santos, Renata Pacheco, destacou a união entre a companhia e o trabalho desenvolvido pela Administração Municipal. “Estamos recebendo carinho, respeito e respaldo. Isso nos dá muito confiança para desenvolver um bom trabalho no festival”. Os grupos comandados por Renata farão três apresentações em Joinville, além da exibição solo da bailarina Camilla Póvoas, entre os dias 19 e 25 deste mês.

Já a coreógrafa Cristiane Santosdo Núcleo de Da verdadeiro sonho. É muito legal sentir a energia de todos e acredito que vamos conquistar o público”. O grupo fará oito apresentações nos palcos abertos do festival, entre os dias 19 e 21.

Representando a Companhia de Dança de Rua Marcelo Cirino, o coreógrafo Ricardo Andrade falou da alegria de voltar a Joinville. “É um novo momento do nosso grupo. Ganhamos tanta coisa no festival, que tivemos que criar um novo selo. Estamos muito felizes por representar Santos e a nossa arte novamente”. A agenda do grupo tem duas apresentações marcadas para o próximo dia 20.


Duas gerações e um só sonho


Dos 9 aos 78 anos, um abismo de gerações separa a menina Vivian Luz, do Corpo de Bailado Infantil, e Nilsa Soares. Em comum, um mesmo sonho: representar Santos no maior festival de dança da América Latina. “Estou muito feliz de ir para Joinville, porque eu amo dançar. Estou ansiosa, mas é bom!”, resumiu a menina com brilho nos olhos.

Os experientes olhos de Nilsa não ficam menos luminosos quando se fala da contagem regressiva até o embarque para o festival. “Tá chegando, né? Estou contando os dias. Eu jamais pensei em dançar em um evento tão grande. Será maravilhoso, com certeza”.