A beleza, sonoridade e diversidade dos ritmos brasileiros vão ganhar os palcos portugueses em outubro, durante a primeira turnê internacional do Quarteto de Cordas Martins Fontes. Formado por Ulisses Nicolai (primeiro violino), Adonai Ribeiro (violino), Erlon Silva Lima (viola) e Rossana Nicolai (violoncelo), o grupo gerenciado pela Secretaria de Cultura de Santos (Secult) fará apresentações em Lisboa e na cidade do Porto.

A possibilidade da primeira turnê internacional do conjunto, que tem 43 anos de história, veio graças a um convite feito pelo coordenador da Biblioteca Nacional de Lisboa, o pianista Duarte Pereira Martins.

Contando com a participação do músico convidado João Francisco Correia (clarinete e percussão), o Quarteto vai apresentar em terras lusitanas o espetáculo Tradições – Os Ramos que as Raízes Não Conhecem, com repertório marcado pela grande variedade de ritmos brasileiros como o carimbó, frevo, baião, forró, samba, sertanejo, choro e a bossa nova.

Os números vão contar com arranjos inéditos, preparados exclusivamente para o espetáculo, com destaques para as canções do poeta Cartola, feitos por Hudson Nogueira, e para o Fado Tropical (Chico Buarque), assinado por Fernando de Oliveira.   

“A música portuguesa influenciou a criação de vários ritmos brasileiros, misturando-se aos sons trazidos pelos índios e africanos. Por essa razão, acredito que nosso repertório cairá muito bem no gosto musical dos portugueses”, comentou o violinista Ulisses Nicolai.

“Estamos tendo a alegria de, mais uma vez, vermos um grupo da Secult ganhar o mundo e apresentar o que a nossa terra tem de melhor: o talento e a inventividade dos nossos artistas”, comentou o Secretário de Cultura, Rafael Leal.

Nas próximas semanas, uma série de atividades será promovida pelo Quarteto de Cordas, visando arrecadar recursos para bancar a viagem. A primeira delas será um concerto especial, dia 15 de agosto, no Teatro Coliseu.

 

Uma história escrita e tocada há mais de quatro décadas 

Idealizado e fundado em 1976, sendo oficializado pela Prefeitura de Santos em 1982, o Quarteto de Cordas Martins Fontes foi criado com objetivo de divulgar e aproximar a música de câmara da população. A primeira exibição aconteceu em 20 de abril do mesmo ano, no Teatro Municipal.

Nestas quatro décadas, diversos projetos foram realizados com a finalidade de divulgar o repertório camerístico. Nos últimos anos, o grupo ampliou seu repertório, trazendo também a música popular, além de fazer concertos especiais de tango, trilhas sonoras de cinema, clássicos do rock entre outros.  

Desde o ano passado, o Quarteto passou a fazer apresentações nas escolas municipais de Santos, como parte das atrações do projeto Hora da Cultura, colaborando na formação de público e estimulando o surgimento de novos talentos.