A programação do Outubro Rosa – mês de conscientização e prevenção do câncer de mama - começa em Santos na próxima terça (1°) com a realização de exames na Unidade Móvel de Mamografia, estacionada na Praça Mauá (Centro Histórico). O caminhão ficará na Cidade até 30 de dezembro, numa parceria inédita entre a Prefeitura de Santos e o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, sem custos ao Município, com capacidade para realizar até 1,3 mil exames.
O atendimento ocorrerá de segunda a sexta. No período da manhã, das 9h às 12h, o exame poderá ser feito para até 11 mulheres de 50 a 69 anos de idade que não fizeram o exame nos últimos dois anos. Serão atendidas mulheres de Santos e outras cidades. É preciso apresentar documento de identidade (RG ou CNH), comprovante de residência, Cartão SUS e informar número de telefone.
Já no período da tarde, das 13h às 16h, o exame será feito para 10 pacientes de Santos agendadas pela Central de Regulação de Vagas do Município, incluindo mulheres com mais de 40 anos com exame clínico prévio com alteração, seguindo as recomendações do Inca (Instituto Nacional do Câncer). A unidade móvel tem capacidade para fazer 21 exames por dia.
RESULTADOS
Os resultados ficarão prontos em até 10 dias. No caso das moradoras de Santos, elas serão contatadas pela Secretaria de Saúde para consultas de orientação no Instituto da Mulher e Gestante ou nas policlínicas, sendo
O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, depois do de pele, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano, e o que mais mata. Por ano, são quase 60 mil novos casos da doença no Brasil, com 14 mil mortes. “Quando descoberto no início, há cura em 95% dos casos. Por isso, é muito importante facilitar o acesso das mulheres para a realização do exame”, destaca o secretário municipal de Saúde, Fábio Ferraz.
Programação – Na terça (1º), às 11h, será realizado o lançamento oficial da campanha Outubro Rosa 2019 em Santos, no salão nobre da Prefeitura. Na ocasião, será divulgada a programação completa na Cidade, como a iluminação de prédios e monumentos e as atividades de prevenção e conscientização nas unidades de saúde e espaços públicos.